segunda-feira, 19 de junho de 2023

DIA HISTÓRICO: INAUGURAMOS O RECANTO CARLOS BOECHAT, PRIMEIRO TRECHO DO PARQUE ORLA DE PIRATININGA ALFREDO SIRKIS






Em um dos dias mais felizes da minha vida, inauguramos no último sábado (17) o primeiro trecho do Parque Orla de Piratininga Alfredo Sirkis. Por uma extraordinária coincidência, a Prefeitura de Niterói entregou essa parte da obra no dia seguinte a outro momento muito especial: na sexta (16), o POP foi escolhido pelo “Prêmio Cidades Sustentáveis: acelerando a implementação da Agenda 2030” como o melhor projeto ambiental do país. O POP é um sonho de muitas décadas que se tornou realidade! 

Batizado de Recanto Carlos Boechat, em homenagem ao ex-vereador e ex-administrador regional da Região Oceânica, o trecho inaugurado vai do antigo Recanto da Rua Estrela até o sistema de jardins filtrantes do Cafubá. As obras do POP, que já estão entrando em fase final, têm investimento de R$ 100 milhões da Prefeitura de Niterói, com financiamento do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF). A previsão é que as intervenções, que integram o Programa Região Oceânica Sustentável (PRO Sustentável), sejam totalmente concluídas no segundo semestre. Além dos jardins filtrantes, o Parque terá píeres de contemplação, 10.6 km de ciclovia que se integrará ao Sistema Cicloviário da Região Oceânica, 17 praças, 2 mirantes e um centro ecocultural voltado para educação ambiental. 



Devido a recuperação dos ecossistemas e as soluções de drenagem sustentável, o Parque Orla de Piratininga é essencial para a despoluição do sistema lagunar de Piratininga e Itaipu, uma das principais prioridades desde o início, em 2013, do atual ciclo de gestão da Prefeitura de Niterói. Mas minha luta pelas lagoas começa muito antes disso. Desde o final da década de 70, quando iniciei minha trajetória como ambientalista em Niterói, a proteção das lagoas é uma das bandeiras que defendo com maior ênfase. Muitos anos depois, já como vice-prefeito, recebi do então prefeito Rodrigo Neves a missão de planejar a captação de recursos para obras e projetos estruturantes. Após viabilizarmos o Túnel Charitas-Cafubá e a TransOceânica, que já estavam em andamento, o Rodrigo me chamou em uma conversa para sinalizar que era a hora de avançarmos em nossa ideia de transformar a Região Oceânica em um modelo de sustentabilidade e infraestrutura. A partir daí, começamos a estruturação do Programa Região Oceânica Sustentável - PRO Sustentável. Confira aqui um descritivo de todo este histórico. 

O trabalhoso caminho que trilhamos culminou na entrega deste primeiro trecho do POP. Como aconteceu em tantos projetos que esta gestão executou na última década, muitos duvidaram que fôssemos conseguir construir o Parque Orla. Críticas foram feitas, fake news foram espalhadas para assustar os moradores do entorno da lagoa. A tudo isso, respondemos com trabalho sério, compromisso com a população e com nosso foco na sustentabilidade. Durante a inauguração, fiz questão de agradecer de forma muito especial a três pessoas fundamentais para a concretização do Parque Orla de Piratininga. Ao ex-prefeito e atual secretário Executivo, Rodrigo Neves, que teve a coragem de tirar do papel, durante seu governo, este projeto tão grandioso e inovador. À minha esposa Christa, que está ao meu lado desde o começo de minha luta pelas lagoas. E à Dionê Castro, geógrafa e incansável coordenadora do PRO Sustentável. 



Foi muito emocionante fazer a inauguração ao lado também das famílias dos queridos Boechat e Sirkis, que tanto inspiraram e seguirão inspirando este Parque. Um projeto desta dimensão envolve muitas pessoas! Deixo registrado aqui meu agradecimento também ao vice-prefeito, Paulo Bagueira, ao secretário de Obras, Vicente Temperini, ao administrador da Região Oceânica, Binho Guimarães, às lideranças locais e a toda a equipe de técnicos e profissionais que se dedicaram a tornar o POP uma realidade. 

Este é o só o começo da missão do Parque Orla de Piratininga. As obras seguem avançando e todo o POP será em breve concluído. Já algumas vezes premiado, ele foi planejado “para proteger e recuperar os ecossistemas da Lagoa de Piratininga e o seu entorno, recuperar a qualidade ambiental de suas águas, evitando a chegada de sedimentos e nutrientes, além de oferecer equipamentos de lazer, recreação, contemplação, cultura e educação ambiental”. Ao longo do tempo, as estruturas de Soluções baseadas na Natureza – SbNs farão sua parte para reverter o processo de degradação ambiental. 

Seguimos trabalhando muito para que Niterói continue sendo cada vez mais referência em sustentabilidade!

Axel Grael
Prefeito de Niterói



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.