quinta-feira, 1 de setembro de 2022

BiodiverCidades: 17 prefeitos assumem compromissos com a sustentabilidade urbana em evento promovido pela CAF e Prefeitura





NITERÓI RECEBE “O CAMINHO PARA AS BIODIVERCIDADES”, EVENTO DO BANCO DE DESENVOLVIMENTO DA AMÉRICA LATINA (CAF)

Niterói recebeu ontem um evento que tem tudo a ver com a nossa cidade! Organizado pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) com apoio da Prefeitura de Niterói, "O Caminho para as BiodiverCidades" reuniu prefeitos e vice-prefeitos do Brasil para falar sobre modelos de gestão urbana em harmonia com a natureza. Niterói é uma cidade de vanguarda, referência em inovação e compromisso com a sustentabilidade. Essa tendência vem se fortalecendo desde 2013, com ações estratégicas a partir da gestão do então prefeito Rodrigo Neves. Ficamos muito honrados em receber aqui este encontro, porque mostra que acertamos ao apostar em iniciativas como o Programa Região Oceânica Sustentável (PRO-Sustentável) e o Parque Orla de Piratininga Alfredo Sirkis (POP), contando com o financiamento do banco.  

Logo em sua fala de abertura, o presidente-executivo do CAF, Sr. Sergio Díaz-Granados, destacou os avanços do PRO-Sustentável e demais iniciativas de sustentabilidade urbana de Niterói. Para ele, o trabalho desenvolvido em nossa cidade é o modelo que deve ser levado para outros municípios e Estados

Não escondo a satisfação e orgulho que sinto ao ver este projeto se concretizando e sendo reconhecido no país e internacionalmente. Coordenada pela competente e dedicada geógrafa Dionê Castro e a equipe da Unidade de Gestão de Projeto - UGP, esta é uma iniciativa que foi idealizada e vem sendo desenvolvida desde que eu exerci o cargo de vice-prefeito de Niterói, na gestão Rodrigo Neves. O POP faz parte da estratégia de despoluição da Lagoa de Piratininga, causa que defendo desde o início da década de 1980, na minha militância ambientalista.




Visita dos participantes do BiodiverCidades ao Parque Orla de Piratininga Alfredo Sirkis.

Como destacou Katherine Azevedo, secretária do Escritório de Gestão de Projetos (EGP), que ficou responsável por apoiar o evento, a CAF é uma parceria muito importante que foi sendo construída ao longo dos anos e se concretizou em 2017. Na época, foi muito importante porque Niterói não tinha recursos e capacidade de realizar investimentos tão robustos. O banco apostou em nossa capacidade de tirar do papel um projeto tão inovador.

Financiado pelo CAF, com valor de US$ 100 milhões (US$ 518 milhões, pelo cambio de hoje), o PRO-Sustentável está elevando a Região Oceânica a um patamar de destaque em sustentabilidade urbana e infraestrutura, atraindo o interesse e a atenção de especialistas e gestores públicos. Faz parte dele o Parque Orla de Piratininga, maior investimento de um parque urbano em implantação no país e uma das mais relevantes apostas nas técnicas conhecidas como Soluções Baseadas na Natureza - SBN. Levamos os prefeitos e executivos do banco para conhecer de perto as obras do POP. O grupo ficou encantado com as tecnologias adotadas para tratar as águas das drenagens urbanas e rios antes que cheguem à Lagoa de Piratininga, evitando o aporte de nutrientes, de outros poluentes e com retenção de sedimentos. Frisamos para eles que a criação do POP e a sua implantação foi o resultado da opção de Niterói pela sustentabilidade, de proteção dos seus ecossistemas e paisagens através da criação e implementação de áreas protegidas. 

Além de poder apresentar as nossas iniciativas, durante "O Caminho para as BiodiverCidades" pudemos conhecer os projetos de outros municípios que também atuam nesta agenda. Na ocasião, 17 prefeitos assinaram a Declaração de Barranquilla pelas Cidades Sustentáveis e a Biodiversidade, lançada na cidade colombiana de Barranquilla, e que Niterói foi uma das cidades signatárias naquela ocasião. É um documento em que os governos locais se comprometeram a impulsionar o desenvolvimento local sustentável, em equilíbrio com a natureza e focado em infraestrutura verde e mobilidade urbana. Em 2021, estive em Barranquilla, na Colômbia, e na época assinei em nome de Niterói este mesmo acordo

As cidades signatárias, com o apoio da CAF, pretendem agora criar uma rede de cidades sustentáveis, que estejam executando projetos e experiências que possam ser compartilhadas.

Niterói está no caminho certo! Não há outra alternativa. Ou vamos rumo à sustentabilidade ou não haverá futuro.

Axel Grael
Prefeito de Niterói


--------------------------------------------------------


LEIA TAMBÉM:

Prefeitos do Brasil se somam à iniciativa BiodiverCidades, do CAF
BiodiverCidades: 17 municípios do Brasil se comprometem com desenvolvimento local sustentável em evento internacional em Niterói
NITERÓI 450 ANOS: UM DOS MAIORES INVESTIMENTOS EM SUSTENTABILIDADE, CLIMA E RESILIÊNCIA NO PAÍS
VEJA COMO ESTÁ FICANDO O PARQUE ORLA DE PIRATININGA: AVANÇANDO E TOMANDO FORMA
PREFEITURA DE NITERÓI LANÇA EDITAL PARA AVANÇAR COM AS OBRAS DE RECUPERAÇÃO DO RIO JACARÉ
CICLOVIA-PARQUE DE ITAIPU: Prefeitura amplia investimentos em ciclovias na Região Oceânica
Visita às obras do Parque Esportivo, no Centro, e Parque Orla de Piratininga
DESPOLUIÇÃO DA LAGOA DE PIRATININGA: experimentos indicarão a melhor tecnologia para reduzir o lodo


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.