segunda-feira, 19 de julho de 2021

Mais um ciclo de obras na Região Oceânica







Obras de mobilidade, drenagem e pavimentação avançam em vários bairros

Nos últimos oito anos, após décadas de abandono, a Região Oceânica teve o maior ciclo de investimentos da história, com a abertura do emblemático túnel Charitas-Cafubá e obras de infraestrutura em mais de 200 ruas, que deram adeus à lama e alagamentos históricos. Nem todos lembram, mas no início da gestão de Rodrigo Neves, praticamente nenhuma das ruas da Região Oceânica tinha drenagem e pavimentação adequadas. No último fim de semana, visitei canteiros de obras em Piratininga, Santo Antônio e Maralegre. Fiquei muito satisfeito em ver que as intervenções avançam, inclusive no Parque Orla Piratininga Alfredo Sirkis, transformando bairros e melhorando a qualidade de vida da população.

No último sábado, vistoriei a implantação da primeira etapa do sistema cicloviário, que está começando por Piratininga. Este primeiro lote de obras contempla áreas da Avenida Almirante Tamandaré, no trecho entre a prainha de Piratininga até a rotatória da entrada de Camboinhas, passando por toda a orla de Piratininga e a Avenida Acúrcio Torres. A Avenida Irene Lopes Sodré, no Engenho do Mato, também será beneficiada nesta fase de intervenções. Ao todo, serão implantados 60 quilômetros, que contarão com ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas, além de bicicletários fechados, paraciclos e requalificação urbana de vias.




 

Estas intervenções darão mais segurança aos ciclistas e frequentadores da região e vai valorizar muito a orla de Piratininga, um dos locais mais bonitos da nossa cidade. O projeto, que não apenas mantém como revitaliza as praças e brinquedos infantis, permitirá a manutenção da atividade que ficou conhecida como Rollerzão, que faz sucesso aos finais de semana na pista junto à praia. Nos últimos oito anos, a Prefeitura vem investindo em ciclovias e ciclofaixas, como as das Avenidas Marquês do Paraná e Roberto Silveira. A cidade conta, atualmente, com 45 quilômetros destinados especificamente para a circulação de pessoas utilizando bicicletas e com estes investimentos na Região Oceânica será possível ultrapassar a marca de 100 quilômetros de ciclovias na cidade

Drenagem e pavimentação – No Santo Antônio, cerca de 90% do trabalho de implantação da rede de drenagem e 60% de pavimentação já foram concluídos. No Maralegre, ao todo, serão 15 ruas beneficiadas com as intervenções realizadas pela Prefeitura, e 12 já receberam a drenagem. Ao todo, mais de 200 ruas já ficaram livres dos alagamentos. A meta é alcançar a marca de todas as ruas da Região Oceânica asfaltadas. No momento, Serra Grande e Maravista também recebem obras de drenagem e pavimentação.

Esporte e lazer – No fim de semana, também acompanhei as atividades promovidas no Parque Rural, no Engenho do Mato, que foi entregue para a população em 2020. Com a maior pista coberta para atividades equestres do Estado do Rio de Janeiro, o Parque está localizado em uma área de aproximadamente 10 mil metros quadrados foi criado com o objetivo de incentivar a vocação rural do bairro, estimular novos negócios e investimentos, além de gerar emprego e renda, e promover atividades gratuitas voltadas para a área de esporte e lazer para a população.

O Parque Rural vai promover atividades e eventos de estímulo aos negócios e investimentos, com a geração de emprego e renda. É importante ressaltar que as atividades culturais e de iniciação esportiva desenvolvidas naquele espaço público também são instrumentos importantes de inclusão social.

Axel Grael
Prefeito de Niterói






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.