quarta-feira, 7 de julho de 2021

Proteção do Meio Ambiente e incentivo ao Ecoturismo do Parque da Cidade ao Cafubá


Trilha com soluções para evitar a erosão e facilitar o deslocamento de usuários.

Num dos mirantes com vista para a Região Oceânica e para a TransOceânica.  Com o arquiteto Renato Esteban, projetista das obras de conservação da Trilha do Cafubá e Zeca Azevedo e Alex Figueiredo, da SMARHS.

Trilha do Cafubá já com os equipamentos de proteção.

Admirando a beleza das paisagens da Trilha.

Córrego da Viração.

Solução rústica para evitar a erosão.

Ruína ao longo da trilha.

Trecho da trilha.

Trecho da trilha com soluções de drenagem.

Com participantes do programa Niterói Jovem Ecosocial, no viveiro de mudas que eles prepararam para aclimatar as mudas que serão utilizadas nas ações de reflorestamento no local.

Mostrando a marcação da Trilha de Longo Percurso.

Inspeção canina das obras na trilha.

Obras em andamento.

Com participantes do Ecosocial, diante de uma das áreas de reflorestamento desenvolvido por eles e por voluntários do PARNIT.

Área de reflorestamento.


Foi com muita satisfação que esta semana fiz uma visita técnica às obras na trilha do Cafubá, que liga o Parque da Cidade ao bairro da Região Oceânica. Coordenada pelo Programa Região Oceânica Sustentável (PRO Sustentável), a revitalização desta área do Parnit inclui a implantação de diques de contenção, escadarias, estruturas de drenagem, pequenas contenções e estabilização de alguns pontos. No percurso, também observei os pontos em que alunos do Projeto Niterói EcoSocial realizam um belo trabalho de reflorestamento, feito com mudas de espécies da Mata Atlântica produzidas por eles durante as aulas.

As obras na trilha interferem sobre o ambiente de forma bastante natural, com aplicação de materiais como eucalipto, bambu, pedras e argila, mantendo as características ambientais do caminho, ao mesmo tempo realizando o manejo das águas pluviais de forma adequada, resultando em uma ambiência muito mais confortável aos visitantes e evitando incidências de futuras erosões. A revitalização inclui uma nova área para descanso e realização de paradas contemplativas.

A requalificação da Trilha do Cafubá, que está na reta final, é estratégica para a ligação entre o Parque da Cidade e o Parque Orla de Piratininga Alfredo Sirkis, cujas obras estão avançando de maneira bem satisfatória. Com estas intervenções, a Prefeitura de Niterói tem como objetivos preservar o Meio Ambiente e tornar o Parnit ainda mais convidativo para visitantes e moradores da cidade.

Respeitadas e protegidas, nossas riquezas naturais são um importante patrimônio do nosso município e se traduzem também em ativo importante para o desenvolvimento econômico sustentável. Temos um imenso potencial para que o ecoturismo se transforme em fonte geradora de emprego e renda. Esta vocação fica ainda mais evidente depois da pandemia da Covid-19, que exacerbou em todo o mundo a procura por atividades ao ar livre e a preocupação com a preservação do meio ambiente.

Saiba mais sobre as opções de ecoturismo no Guia de Trilhas de Niterói, que reúne informações sobre 45 trilhas distribuídas entre o Parque Natural Municipal de Niterói (PARNIT), o Parque Estadual da Serra da Tiririca (PESET), a Reserva Extrativista Marinha de Itaipu (RESEX Itaipu), a Área de Proteção Ambiental do Morro do Morcego, Fortaleza de Santa Cruz e dos Fortes Pico e Rio Branco (APA do Morro do Morcego), a Área de Proteção Ambiental da Água Escondida, o Horto Botânico de Niterói (Horto do Fonseca) e a Rota Charles Darwin, trilha de longo curso que conecta Niterói a Maricá.

O material disponibiliza informações a respeito de cada trilha, como o seu memorial descritivo, mapa do trajeto, perfil topográfico, uso da trilha, recomendação e sua classificação quanto a esforço físico, grau de exposição ao risco, orientação e insolação, baseada na metodologia estabelecida pela Federação de Esportes de Montanha do Estado do Rio de Janeiro (FEMERJ).

Sobre a Trilha do Cafubá:

A Trilha do Cafubá inicia à esquerda da rampa de voo norte (com vista para a Baía de Guanabara), onde o visitante deverá caminhar poucos metros e virar à direita seguindo paralelamente à Travessia Waimea (exclusiva para ciclistas) até alcançar o cume. Ao continuar o percurso, o caminhante deverá avançar por aproximadamente 350 metros até uma bifurcação (01). Nesse ponto, deve-se seguir o caminho à esquerda até encontrar uma segunda bifurcação (02), localizada sobre um afloramento rochoso, virar à direita, e continuar por cerca de 300 metros até uma trifurcação (03), onde o visitante deverá seguir pela rota da direita. No percurso, haverá uma curva acentuada à direita e será necessário descer até uma entrada à esquerda (04) para acessar o Mirante do Aimberê (05). Após visitar o mirante, deve-se retornar à via principal, descer até encontrar uma bifurcação e seguir pela rota da esquerda até uma trifurcação, onde a rota da direita levará ao Córrego do Morro da Viração (06). Para alcançar o final da trilha, o caminhante deverá retornar à trifurcação e seguir pela rota central até encontrar a Guarita do Centro de Controle Operacional, na saída do Túnel Luiz Antônio Pimentel, sentido Charitas - Cafubá.

Axel Grael
Prefeito de Niterói



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.