quarta-feira, 15 de julho de 2020

LAGOAS DE PIRATININGA E ITAIPU: Entrevista de Axel Grael para o site Toda Palavra




Axel prevê recuperação das lagoas de Piratininga e Itaipu na próxima gestão

O pré-candidato do PDT à prefeitura de Niterói, Axel Grael, estima que, ao longo da próxima gestão, a cidade poderá voltar a ter orgulho do seu belo sistema lagunar, que vem se degradando ao longo de várias décadas. Segundo ele, um conjunto de ações já em curso poderá produzir “um resultado muito satisfatório” durante a administração que irá suceder a de Rodrigo Neves no poder municipal.

Mesmo ressaltando que “não existe uma bala de prata” capaz de revitalizar as lagoas de uma hora para outra, em entrevista exclusiva ao jornal TODA PALAVRA ele se mostrou otimista quanto a uma solução do problema a médio prazo. “A gente acredita que, ao longo da próxima gestão, já se possa chegar a um resultado muito satisfatório em termos de recuperação das lagoas”.

A entrevista, concedida ao jornalista Luiz Augusto Erthal, editor-chefe do jornal, inaugura o canal do Youtube do TODA PALAVRA e já pode ser assistida na íntegra. Com ela o jornal retoma a série de entrevistas com os pré-candidatos a prefeito de Niterói, interrompida em março em razão da necessidade que todos - e, em especial, os veículos de comunicação - tiveram de voltar completamente suas atenções para o combate à pandemia do novo coronavírus.

Assista a entrevista na íntegra:





Jornal abriu o debate eleitoral

O TODA PALAVRA foi o primeiro jornal de Niterói a abrir o debate eleitoral com vistas às eleições municipais de 2020. Antes de Axel Grael já haviam sido entrevistados os pré-candidatos Felipe Peixoto (PSD), Flávio Serafini (PSOL), Bruno Lessa (DEM) e Juliana Benício (Novo). Adroaldo Peixoto (Rede), que também estava previsto na série, retirou a candidatura por recomendações médicas. Assim como as anteriores, a entrevista de Axel Grael será publicada na íntegra, ainda este mês, na edição impressa do TP.

Axel, que foi vice-prefeito na primeira gestão de Rodrigo Neves e na atual ocupou as funções de secretário Executivo e de Planejamento, falou na entrevista sobre o desempenho da prefeitura no combate à epidemia e os desafios econômicos impostos pelo surto de coronavírus. Ele demonstrou entusiasmo ao focalizar os planos para a área ambiental, apontando caminhos autossustentáveis e mais ecológicos para o desenvolvimento da cidade, como, por exemplo, o ecoturismo.

Ações para revitalização

Sobre a recuperação das lagoas, Axel disse que se dedica ao tema desde que começou sua militância ambiental, no final dos anos 70. “Sei exatamente como foi o processo da degradação e sempre soube também como deveria ser o caminho da recuperação dessas lagos”, afirmou.

O ponto de partida desse caminho, segundo ele, foi basear as ações no conhecimento científico. Para isso a prefeitura contratou um estudo técnico, que durou cerca de um ano, “para entender os problemas dessas lagoas e para que pudéssemos abordá-los e construir o caminho da recuperação”. Depois disso foi desencadeado um conjunto de ações.

A primeira delas foi melhorar o saneamento do entorno das lagoas. Axel lembra que Niterói está próxima de alcançar a universalização do saneamento básico, com o tratamento de 100% do esgoto residencial, mas ainda assim muitos imóveis não se conectaram à rede de esgotos, que já existe. Para enfrentar esse problema a prefeitura lançou dois programas - o “Se liga” e o “Ligado na rede” -, com uma parceria com o Inea.

“Esses programas mostraram que, a cada 15 lotes, um deles não estava ligado na rede corretamente. De 2015 para cá ja foram feitas mais de 20 mil fiscalizações para melhorar a coleta de esgoto, com prioridade absoluta para a Região Oceânica”.

Outra iniciativa importante para combater a poluição, segundo ele, é o projeto, já licitado, do Parque Orla de Piratininga, que, além de criar uma infraestrutura de lazer e turística, que ajudará na contenção de poluentes lançados na lagoa através da rede de águas pluviais. O parque, explica Axel, contará com dispositivos chamados de jardins filtrantes.

“São soluções baseadas na natureza, como se fossem pequenos pântanos, por onde vai passar a água pluvial. Lá, os sedimentos e poluentes ficarão retidos, evitando com que cheguem à lagoa”, detalhou.

A eliminação do lodo acumulado durante décadas no fundo da lagoa e responsável por mortandades de peixes, como a que aconteceu recentemente, também será enfrentada. Na impossibilidade de dragar a lagoa, por não haver alternativa ecologicamente correta para lançar o lodo retirado, a prefeitura já publicou edital chamando empresas ambientais a apresentar alternativas técnicas, como, por exemplo, processos de decomposição aeróbico e anaeróbico. “Vamos testar e escolher o melhor”, disse Axel.

Outra ação que está sendo licitada agora é a desobstrução do túnel subaquático do Timbau, cuja reabertura irá melhorar a troca de águas entre a Lagoa de Piratininga e o mar. “Esse túnel foi construído e é de responsabilidade do estado, mas como eles não fazem a obra necessária, a prefeitura resolveu assumir essa ação”, explica.

Por fim, Axel anuncia a necessidade de realização de intervenções nos canais de Camboatá e de Itaipu, que ajudarão também em melhorias para as condições gerais das lagoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.