quarta-feira, 15 de julho de 2020

Entrevista de Axel Grael ao jornalista Sidney Rezende, do Jornal O Dia


O jornal O Dia vem realizando uma série de entrevistas com os pré-candidatos a prefeito. Começou pela cidade do Rio de Janeiro e, logo depois, foi a vez dos pré-candidatos de Niterói, cujo ciclo de entrevistas coube a mim encerrar, no dia 10 de julho.

Falamos sobre as nossas ideias para Niterói e da importância da gestão do prefeito Rodrigo Neves, que é reconhecida como um sucesso, como comprovam os prêmios recebidos e as matérias que dão destaque à cidade, tanto no Brasil como no exterior. Nos últimos sete anos e meio, apesar das turbulências causadas pela crise econômica, por sucessivas crises políticas, e mais recentemente pela crise sanitária causada pela COVID-19, Niterói avançou com uma potente carteira de investimentos em infraestrutura, políticas sociais e ambientais, com uma gestão fiscal responsável e medidas de modernização da administração municipal.

Falamos sobre este balanço das realizações e sobre as nossas ideias para a continuidade da gestão, para seguir inovando e para liderar a cidade para a retomada do seu desenvolvimento no período Pós-COVID-19.

Temos uma longa caminhada pela frente, mas estamos muito motivados para fazer o debate sobre os melhores caminhos para que Niterói continue seguindo em frente.

Axel Grael


-------------------------------------------------------------------



Grael elogiou a atual gestão de Niterói e prometeu mais avanços - Reprodução / Facebook



Axel Grael (PDT) promete, se eleito prefeito, continuar e ampliar legado de Rodrigo Neves

Prefeitável citou obras em escolas, hospitais, ruas e comunidades em oito anos do governo atual, o qual integrou até junho

Por O Dia

Niterói - Em entrevista ao jornal O DIA, fechando a série de lives com os prefeitáveis de Niterói, o pré-candidato à Prefeitura pelo PDT Axel Grael respondeu às perguntas dos apresentadores e dos internautas relacionando os feitos do atual prefeito, Rodrigo Neves, cujo governo compôs de 2013 até junho deste ano, na promessa de dar continuidade à linha desta gestão municipal. O papo, comandado pelo colunista político Sidney Rezende e pelo repórter niteroiense Venê Casagrande, pode ser acessado pelo facebook.com/odiajornal/videos/929529414178356/ ou youtube.com/watch?v=vfE-1WTnvG8, páginas do jornal O DIA na internet.

O engenheiro ambiental de 61 anos, nascido em São Paulo e servidor concursado da Prefeitura do Rio, citou as escolas públicas inauguradas e reformadas por Rodrigo, o reequipamento de postos de saúde (incluindo mais Médicos de Família) e hospitais como Getulinho e Mário Monteiro, a construção do túnel Charitas-Cafubá e a finalização do mergulhão do Centro, a expansão das ciclofaixas, a urbanização de comunidades diversas com drenagem e criação de áreas de lazer, a contenção de encostas, o replantio de mudas em área urbana, o alargamento de avenidas como a Marquês do Paraná, os programas em segurança pública Niterói Presente e Proeis (fruto de parceria entre os governos municipal e estadual), a drenagem e pavimentação de bairros da região oceânica, o reaparelhamento cultural e outras ações. Ele também ressaltou o trabalho de mitigação dos efeitos da pandemia de coronavírus na cidade, incluindo o isolamento social e os auxílios emergenciais.

"Rodrigo Neves tirou do papel projetos esperados há décadas. Houve ainda um esforço na modernização da gestão. Este governo foi muito empreendedor, conseguiu ótimos resultados, mas ainda há muito o que fazer em infraestrutura e ações sociais", disse Grael, que negou o inchaço da máquina administrativa com o aumento de secretarias e cargos comissionados, conforme afirmado pelos demais pré-candidatos entrevistados por O DIA. "Temos o mesmo número de cargos que já existiam antes deste governo assumir, e ainda reduzimos de 23 para 15 as administrações regionais", garantiu.

Sobre as últimas notícias de atos violentos cometidos por guardas municipais, o prefeitável se limitou a dizer que "o vídeo divulgado há alguns dias foi um fato lamentável e isolado, e não é esse o treinamento recebido pela Guarda Municipal, que teve seu quadro duplicado e vem desempenhando um papel importante na redução dos índices de criminalidade registrados do ano passado para cá, fruto da integração das forças de segurança".

Axel iniciou suas atividades como ambientalista na década de 1970 com a criação do Movimento de Resistência Ecológica (More) e liderou iniciativas em defesa da Baía de Guanabara e em prol da criação do Parque Estadual da Serra da Tiririca. Foi presidente do Instituto Estadual de Florestas (1991) e da Fundação Estadual de Engenharia do Meio Ambiente em duas gestões (1999-2000 e 2007-2008), além de subsecretário estadual de Meio Ambiente. De 2013 a junho de 2020, atuou na atual gestão municipal como vice-prefeito, secretário da Executiva e de Planejamento, Orçamento e Gestão.

Nasceu em São Paulo devido às mudanças constantes de lar por conta da carreira militar do pai, mas possui raízes em Niterói desde a chegada do avô, Preben Schmidt, em 1924, oriundo da Dinamarca. Casado com Christa Vogel Grael, é filho de Ingrid Schmidt e do coronel Dickson Melges Grael e irmão dos medalhistas olímpicos Torben Grael e Lars Grael. Com eles, criou em 1998 o Projeto Grael, que inicia crianças e adolescentes da rede pública de ensino no esporte por meio da vela.

Fonte: O Dia


-----------------------------------------------------





Niterói: vocação para o avanço

Axel Grael foi entrevistado em live de O Dia.

Por Sidney Rezende

Pré-candidato à Prefeitura de Niterói, Axel Grael parte para a disputa apoiado por 13 partidos políticos. De todos os postulantes que se apresentaram ao eleitorado até o momento, somente três deles não votaram em Bolsonaro em 2018. Perguntado se o niteroiense seria majoritariamente conservador, Axel discorda.

"Niterói tem uma tradição trabalhista. Foram várias gestões eleitas pelo PDT e foram, inclusive, muito importantes em fazer essa priorização que se deu com relação às comunidades da cidade. Niterói tem áreas ainda que precisam de muitos investimentos, mas compara essas áreas em Niterói com áreas de outras cidades da Baixada e que são uma precariedade muito maior. Niterói é uma cidade progressista, que tem um vínculo muito forte com as tendências mundiais. A gente vê o que está acontecendo muito afora, inclusive nesse momento de retomada depois da covid. O [presidente Emmanuel] Macron, na França, anunciou um projeto de retomada baseada na economia verde. Você olha a [chanceler] Angela Merkel, na Alemanha, que lançou um programa todo focado na questão climática. Acabou de ser lançada essa semana, na Inglaterra, um programa também de retomada da economia todo baseado nas questões da sustentabilidade. Niterói é uma cidade cosmopolita. Um grande número de pessoas de Niterói viaja para o exterior, tem conexões com o exterior e acompanham tudo isso. Então, Niterói tem uma vocação para o avanço e não para o atraso". 

Fonte: O Dia


-------------------------------------------------------------


COMO ASSISTIR À ENTREVISTA?


Assista à íntegra da entrevista no YouTube (acima)

Assista à íntegra da entrevista no Facebook aqui: Entrevista para jornal O Dia






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.