segunda-feira, 13 de janeiro de 2020

Bicicletário Araribóia, no Centro de Niterói, ganhará mais 502 vagas



O Bicicletário Arariboia foi construído pela Prefeitura de Niterói, como parte do Niterói de Bicicleta, programa vinculado à SEPLAG.

Lembro-me bem que certos críticos, na época em que anunciamos a obra, diziam que o equipamento seria um "elefante branco", que não haveria tanta gente assim interessada em ir de bicicleta para o Centro de Niterói. Com poucos dias de inaugurado, o Bicicletário já ficava lotado de bikes. Hoje, cerca de 1.200 usuários se beneficiam do bicicletário diariamente.

Conforme anunciado, a ampliação agregará mais 502 vagas e atenderá o salto na demanda que virá com a inauguração da ciclovia da Avenida Marquês do Paraná.

Niterói seguirá em frente para se tornar cada vez mais um exemplo de cidade ciclável e sustentável.

Axel Grael
Coordenador Geral do Programa Niterói de Bicicleta

Secretário
Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão - SEPLAG
Prefeitura de Niterói



----------------------------------------------



Bicicletário Araribóia, no Centro de Niterói, ganhará mais 502 vagas
Bicicletário Araribória, no Centro, será ampliado com mais 502 vagas Foto: Brenno Carvalho/Arquivo / Agência O Globo


Previsão é que ampliação comece no 2º trimestre. Já o projeto de bikes compartilhadas está parado

Carolina Ribeiro

Niterói — Aberto há pouco mais de dois anos, o Bicicletário Araribóia, no Centro, será ampliado e passará a oferecer 948 vagas, 502 a mais do que as atuais 446. A prefeitura diz que o projeto executivo ainda está em fase final de elaboração e deverá ser entregue no fim deste mês. A previsão é que as obras comecem no segundo trimestre, com prazo de sete meses para conclusão. O orçamento ainda será definido.

Ana Carboni, integrante da Bike Anjo e presidente da União de Ciclistas do Brasil, atesta que o bicicletário é uma das melhores obras da malha cicloviária da cidade. Ela acredita que o número de ciclistas tenha aumentado após a inauguração da estrutura, que é utilizada por 1.200 usuários diariamente.

— O bicicletário está tendo um uso noturno que a prefeitura não esperava. Muitas pessoas de São Gonçalo e Itaboraí vêm de ônibus até o Centro e, de lá, pegam a bike para circular pela cidade, evitando o trânsito interno e economizando passagem — explica Ana.

Já o projeto das bicicletas compartilhadas está parado, já que não houve interesse de operadores do serviço nas licitações propostas. A prefeitura está avaliando modelos alternativos de financiamento e operação.

Fonte: O Globo Niterói









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.