terça-feira, 27 de outubro de 2015

NITERÓI RESILIENTE - Prefeitura anuncia planejamento para ocorrências climáticas durante o próximo verão





26/10/2015 - A Prefeitura de Niterói anunciou nesta segunda-feira (26/10) o planejamento para o próximo verão em relação às ocorrências de deslizamentos, alagamentos, vendavais e incêndios florestais.

De acordo com a Defesa Civil, o município possui hoje uma série de ferramentas capazes de prever os eventos e enfrentá-los.

Uma delas é o setor de meteorologia que usa as informações da estação localizada no Parque das Águas, no centro, além do sistema Alerta Rio da prefeitura carioca e dos centros de monitoramento estadual e federal. Com todas essas informações, é produzido um boletim meteorológico com a previsão do clima com dois dias de antecedência.

 
Pluviômetro da Defesa Civil de Niterói.
Exemplo de sirene instalada pela Defesa Civil de Niterói nas comunidades consideradas em risco geotécnico.


Outra ferramenta importante são os pluviômetros. A cidade conta atualmente com 26 aparelhos que indicam, em tempo real, qual local está chovendo. Isso é importante para otimizar as ações da Defesa Civil de quanto está chovendo e se há algum local está com um volume diferenciado de chuva.

Integra também esse planejamento o sistema de alerta e sirenes. São 30 equipamentos em 25 comunidades. Quando eles são acionados em razão de risco de deslizamento, a população é orientada a deixar suas casas e se abrigar em local seguro.

A Defesa Civil informou que elaborou um mapeamento de vulnerabilidade para escorregamentos que indica também os locais de maior incidência de queimadas.


Voluntariado e participação da comunidade.

O órgão informou ainda que as comunidades têm papel importante nas ações de prevenção. Atualmente, são 26 Nudecs (Núcleos de Defesa Civil nas Comunidades) que deverão ser ampliados para 40 até o próximo ano. Foi criado também o Nudec Queimadas que terá dentre outras funções monitorar a localização de balões que sobrevoam a cidade.

Em todo o planejamento, a Defesa Civil conta com o apoio de voluntários, radioamadores, Cruz Vermelha, policias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, além de diversas secretarias e órgãos municipais. Recursos como o Whatsapp é importante ferramenta de comunicação entre os envolvidos.

O vice-prefeito Axel Grael disse que o município está preparado para as ocorrências.

"Estamos preparados, seja para chuva ou estiagem. A expectativa da área de meteorologia é que tenhamos nos próximos meses eventos extremos. É possível a ocorrência de chuvas fortes. O importante hoje é que ações estão planejadas, cada secretaria tem um dever a cumprir e que a população pode contar com a gente", afirmou.



Estágios de Prontidão, conforme o planejamento da Defesa Civil de Niterói.

O subsecretário de Defesa Civil, major Walace Medeiros, declarou que a Prefeitura está atuando em todas as frentes.

"Estamos próximos do período em que eventos meteorológicos passam a ser mais severos. Ao longo destes anos, a Defesa Civil está atuando na ponta, dentro das comunidades, capacitando. É fundamental que os setores estejam focados nas ações. onde ocorram emergências. Nosso trabalho foca no risco antes de o desastre acontecer. Vamos atuar não só nos deslizamentos, como também nas queimadas e vendavais", explicou.

Fonte: Prefeitura de Niterói


 ------------------------------------------------


LEIA TAMBÉM

NITERÓI RESILIENTE - Defesa Civil de Salvador/BA visita Niterói para conhecer Sistema de Alerta e Alarme do município
DEFESA CIVIL NA ESCOLA - Defesa Civil de Niterói realizou Exercício Simulado de Evacuação da Escola Municipal Prof. André Trouche
DEFESA CIVIL DE NITERÓI REALIZOU EXERCÍCIO SIMULADO DE EVACUAÇÃO NA COMUNIDADE CORONEL LEÔNCIO
PREVENÇÃO CONTRA DESLIZAMENTOS: Prefeitura de Niterói realiza primeiro simulado de evacuação de área e resgate de feridos 


CONHEÇA MAIS O TRABALHO A DEFESA CIVIL DE NITERÓI
Todas as postagens sobre a Defesa Civil no Blog do Axel Grael
Defesa Civil de Niterói: trabalho em várias frentes para fazer de Niterói uma cidade mais segura

DEFESA CIVIL DE NITERÓI: Gestão de riscos geotécnicos em encostas
Saiba mais sobre o sistema de pluviômetros e Sirenes de Niterói

OUTRAS INFORMAÇÕES SOBRE A DEFESA CIVIL E PREVENÇÃO DE DESASTRES

PROGRAMA NITERÓI CONTRA QUEIMADAS

OUTRAS POSTAGENS








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.