terça-feira, 27 de outubro de 2015

NITERÓI CIDADE DO ESPORTE - Lançamento de livro sobre atletas olímpicos reúne esportistas em Niterói


Vice-prefeito de Niterói Axel Grael faz saudação aos atletas presentes.
Foto Leo Zulluh.

Secretário municipal de Esporte e Lazer, Bruno Souza, faz o seu pronunciamento.
Foto Leo Zulluh.

Kátia Rubio, autora do livro "Atletas Olímpios Brasileiros", lançado no evento em Niterói.
Foto de Leo Zulluh.
O atleta Robson Caetano recebe o livro autografado pela autora Kátia Rubio.
Foto de Leo Zulluh.

Velejadora Isabel Swan, medalha de bronze em Pequim, recebe o seu livro autografado.
Foto de Leo Zulluh.

Atletas olímpicos citados no livro, reunidos na confraternização em Niterói.


Niterói, a “Cidade do Esporte”, foi palco do lançamento do livro ‘Atletas Olímpicos Brasileiros’ (SESI-SP Editora), da professora e pesquisadora, Kátia Rubio, na noite desta segunda-feira (26.10). Com a presença do vice-prefeito, Axel Grael, do Secretário Municipal de Esportes, Bruno Souza, e dezenas de atletas e ex-atletas, a obra que conta a história dos competidores do Brasil no maior evento esportivo do planeta, foi lançada na Sala Carlos Couto, do Teatro Municipal de Niterói.

Ao abrir a solenidade, o vice-prefeito, Axel Grael, agradeceu a escolha do município para o lançamento da obra e lembrou a tradição de Niterói em várias modalidades esportivas. “Celeiro de grandes atletas, com suas histórias desbravadoras e de superação, já somos, agora estamos colocando Niterói no patamar de cidade que abriga diversas iniciativas esportivas. O prefeito Rodrigo Neves acertou em convidar o Bruno Souza para a Secretaria de Esportes, dando oportunidade a um grande atleta de realizar e ver o esporte cada vez mais difundido e praticado na cidade”, ressaltou Axel.

Ex-atleta olímpico de handebol, o Secretário de Esportes de Niterói, Bruno Souza, saudou a todos os esportistas presentes e destacou o trabalho de incentivo ao esporte que está sendo realizado em Niterói. “Com o total apoio do prefeito, estamos transformando Niterói na cidade do Esporte e a escolha do município para este importante lançamento comprova nossa referência”, disse Bruno.

Já a autora da obra, Kátia Rubio afirmou que a pesquisa para a produção do livro a possibilitou conhecer muitos recantos do país, seus atletas e suas ótimas histórias, algumas delas de Niterói, onde esteve, pela primeira vez em 2002, para entrevistar o iatista medalhista Torben Grael, irmão do atual vice-prefeito.

Presentes ao lançamento, os atletas: Robson Caetano (atletismo), Ana Richa (vôlei), Luísa Parente (ginástica artística), Cláudia e Isabel Swan (iatismo), Patrícia Amorim (natação), Armando Barcellos (triathlon), Lica Oliveira (vôlei), Sandra Saldan (triathlon), César Augusto Filard (natação), Humberto Redes (futebol), Clínio Marcelino Neto (vela), Solon Santos (polo aquático), Denis Marinho (remo), Arci Kempner (tiro com arco), Alexandre Abeid (vôlei), Fernando Saez (natação), entre muitos outros.

A OBRA...

Com 1.796 notas biográficas, o livro “Atletas Olímpicos Brasileiros” traz informações sobre os atletas brasileiros de modalidades individuais e coletivas que participaram de alguma edição dos Jogos Olímpicos desde 1920, quando o país foi representado pela primeira vez no evento, até Londres, em 2012.

A obra é fruto de 15 anos de pesquisas de Kátia Rubio, docente da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo e da equipe do Grupo de Estudos Olímpicos do Centro de Estudos Socioculturais do Movimento Humano da Escola. O trabalho é inédito tanto para os padrões brasileiros como para os internacionais e a ideia é continuar a pesquisa nas próximas edições dos Jogos Olímpicos.

Durante a pesquisa, foram feitas entrevistas com os atletas, totalizando 1.750 horas de narrativas. As informações sobre os atletas já falecidos foram obtidas por meio de depoimentos de terceiros, acervos de clubes, jornais de época e notícias geradas pelos meios de comunicação. A partir das entrevistas, foram levantados dados da vida dos atletas, como data e local de nascimento, o começo da prática esportiva, os responsáveis pelo início da carreira, qual clube defendeu, as experiências como atleta olímpico, entre outros.

Fonte: Prefeitura de Niterói






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.