sábado, 3 de agosto de 2013

Torben Grael assume como técnico da vela e alerta sobre a poluição da Baía

Torben Grael é apresentado como técnico da seleção de vela do Brasil




Iatista vai comandar o grupo até os Jogos do Rio em 2016

RIO - Após "levar algum tempo" pensando, Torben Grael aceitou a proposta do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e foi apresentado nesta sexta-feira como novo técnico-chefe da seleção de vela, na sede da entidade, na Barra da Tijuca. A rotina atarefada que o fez refletir ganhou mais um compromisso, com a missão de qualificar a equipe com sua experiência para a Os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio.

Com isso, Torben acredita que no momento não disputará a competição como a atleta, mesmo se a classe Star entrar no programa dos Jogos. Caso mude de ideia, ele deixará o cargo de treinador para evitar conflito de interesses, segundo o presidente da Confederação Brasileira de Vela (CBVela), Marco Aurélio Ribeiro.

- No meio do ciclo passado a gente (ele e Bruno Prada) e encerrou a participação (na Olimpíada). Fisicamente ainda é possível, mas tem tantas outras coisas. É muito pouco provável - disse Torben.

Agora, ele terá de conciliar a seleção com os cargos de comodoro do Rio Yacht Clube, com a presidência do Projeto Grael e como conselheiro da CBVela, entre outros.

- O principal motivo é ter a Olimpíada aqui e por especialmente eu ter a oportunidade de transmitir um pouco minha experiência para manter os resultados da vela. Vai ser difícil conciliar tudo, mas farei o possível.

Torben ainda falou sobre sua preocupação com a poluição na Baía de Guanabara. Para ele, que já reclamou do problema em outras oportunidades, é necessário melhorar até 2016, apesar de não ser possível mais resolver totalmente o problema.

- A minha posição não muda. A preocupação é que não chegue no estado que está hoje. Precisa diminuir a quantidade de lixo e detritos. Não dá para resolver 100%, mas com poucas ações vai melhorar muito - analisou.

O contrato de Torben com o COB vai até 2016. Ele foi ouro em Atlanta-1996 e Atenas-2004, além de prata em Los Angeles-1984 e bronze em Seul-1988 e em Sydney-2000.


Fonte: O Globo


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.