quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Prefeitura de Niterói vai aumentar efetivo do Proeis para reforçar segurança em Pendotiba

Em encontro com moradores e autoridades, prefeito disse que vai pagar mais 50 PMs do convênio para atuarem exclusivamente na região. Patrulha Escolar será expandida para a área


A Prefeitura de Niterói vai expandir o projeto do "Patrulha Escolar"  para a região de Pendotiba e vai aumentar em mais 50 o número de PMs do convênio do Proeis (Programa Estadual de Integração na Segurança) para atuarem exclusivamente naquela área.

O anúncio foi feito nesta terça-feira (6/8) durante uma reunião entre o prefeito da cidade, os comandantes do 4º CPA (Comando de Policiamento de Área), coronel Wolney Dias, do 12º BPM (Niterói), tenente-coronel André Luiz Belloni, e do 7º BPM (São Gonçalo), tenente-coronel Luiz Eduardo Freire, além do delegado-titular da 79ª DP (Jurujuba), Luiz Antônio Ferreira, vereadores, integrantes do secretariado municipal e cerca de 20 moradores da região de Pendotiba.

O prefeito convocou a reunião com as autoridades e a população após receber, nos últimos dias, diversas mensagens por redes sociais de moradores de Pendotiba, que relataram problemas de segurança pública na região.

"Aquela região vive uma situação inaceitável do ponto de vista da segurança pública, há um problema de domínio de território. Pendotiba precisa de ações emergenciais e de muita firmeza . É inadmissível termos ali um quadro de domínio de território. É preciso uma grande mobilização  na região, uma mobilização social, de paz, para combatermos a violência. Essa reunião será um marco no processo de recuperação de Pendotiba e a participação de todos vai fazer a diferença", afirmou o prefeito.

No encontro, o chefe do Executivo municipal afirmou ainda que vai voltar a conversar com o secretário estadual de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, para a implantação de um plano específico de segurança pública para Niterói.

"Vamos buscar um diálogo com o secretário Beltrame e pedir a implantação de um plano específico para Niterói para os próximos quatro anos, que não seja apenas situações emergenciais. Estamos mantendo parcerias extraordinárias e sólidas com os governos federal e estadual na área de obras, da saúde, infraestrutura e queremos também essa integração na área de segurança pública", afirmou.

O coronel Wolney Dias também apresentou medidas a serem adotadas pela corporação para a região. Entre elas, o reforço do efetivo nos DPOs (Destacamento de Policiamento Ostensivo) de Maria Paula e Vila Progresso, a implantação de comboios do 4º CPA na área, o reforço de PMs do RAS e o redirecionamento de policiais do Proeis para as escolas, além de operações conjuntas entre os batalhões de Niterói e São Gonçalo. O oficial afirmou ainda que será criada uma agenda permanente de discussão com a população local para a apresentação de resultados.

O comandante do 12º BPM, tenente-coronel André Luiz Belloni, afirmou que um carro do batalhão ficará baseado 24 horas por dia na região circulando por várias ruas e também deslocou três motocicletas para fazerem ronda na área de Pendotiba.

O prefeito determinou ainda que a Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (Seconser) intensifique sua presença na região, realizando operações de podas de árvore, reforço na iluminação pública e nos serviços de tapa buraco.

Fotos: Luciana Carneiro
 
 
 

2 comentários:

  1. OBRIGADA GRAEL por colocar-nos a todos a par da ação da Prefeitura na Região de Pendotiba...agora só falta o apoio do Governo para ações mais profundas.

    ResponderExcluir
  2. Nós, moradores de Pendotiba, estamos muito satisfeitos com a atenção e a atuação, imediata, da Prefeitura de Niterói, quanto à questão da segurança local.
    Estamos acompanhando o forte patrulhamento da polícia, além de veículo da prefeitura para troca de lâmpadas queimadas em toda a área.
    Fomos ouvidos e estamos sendo atendidos, OBRIGADO.

    ResponderExcluir

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.