sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Prefeitura anuncia investimentos no setor cultural de Niterói




O prefeito de Niterói, acompanhado do secretário municipal de Cultura, Arthur Maia, e do presidente da Fundação de Arte de Niterói (FAN), André Diniz, recebeu representantes de diversos segmentos culturais, em seu gabinete, na tarde desta quarta-feira (8.8) para fazer um balanço sobre a III Conferência Municipal de Cultura.

Durante o encontro, que reuniu os delegados eleitos na Conferência, além de membros do Conselho de Cultura, o prefeito anunciou que, no segundo semestre deste ano, vai enviar à Câmara um projeto de Lei de Incentivo à Cultura, além de aumentar de 1% para 3% o orçamento dos Certificados de Potencial Adicional de Construção (CEPACs) da Operação Urbana Consorciada (OUC) para a revitalização do patrimônio histórico do município, iniciativa apresentada em emenda do vereador Leonardo Giordano.

O chefe do Executivo municipal disse ainda que está programando um encontro de Niterói com a África para 2015 e a construção de um Museu do Samba e do Choro, em Jurujuba.
Ao abrir a reunião, o prefeito fez questão de saudar os ativistas, militantes e produtores culturais que contribuíram para o sucesso da III Conferencia Municipal de Cultura, que teve recorde de inscritos – mais de 700 – e foi a maior do Estado do Rio. Ele lembrou que o setor cultural sofreu com a ausência e falta de diálogo nos últimos quatro anos, quadro este que já está revertido nessa nova gestão municipal.




“Uma cidade não é construída só pelos dirigentes da prefeitura, mas sim por todos os cidadãos, com a contribuição de cada um. Com a participação da sociedade vamos desenvolver um amplo plano estratégico para curto, médio e longo prazos. Dialogar e ouvir têm sido pontos fortes do nosso governo”, ressaltou o prefeito.

O chefe do Executivo municipal destacou, também, o trabalho da Cultura nesses primeiros seis meses de governo, que reabriu o Museu Janete Costa, retomou e fortaleceu a Companhia de Ballet de Niterói, ampliou o Programa Aprendiz, deu início à política de editais públicos e organizou a III Conferência de Cultura. “A cultura deu uma verdadeira virada nesses primeiros seis meses de governo e a Conferência vem coroar esse importante e novo momento”, disse Neves.

O secretário de Cultura, Arthur Maia, destacou a qualidade dos representantes da sociedade civil e da gestão pública que participaram da III Conferência de Cultura, e comemorou o resultado do evento, que terá uma nova etapa de votações setoriais e eleição do Conselho de Cultura prevista para o próximo dia 17 de agosto.

De acordo com o presidente da FAN, André Diniz, a política de diálogos e interlocução aberta pelo prefeito Rodrigo Neves é essencial para se pensar a Cultura como eixo de desenvolvimento para a cidade.

O presidente da Comissão de Cultura e Comunicação da Câmara de Niterói, o vereador Leonardo Giordano, ressaltou que o governo municipal está levando realmente a sério os debates realizados durante a Conferência. “No passado, o Conselho de Cultura tinha que implorar para ser ouvido, hoje, com o prefeito Rodrigo Neves, a postura é outra, há diálogo”, disse. Giordano lembrou ainda que a Conferência vai nortear o Plano Municipal de Cultura, que vai pensar a cultura do município para os próximos 10 anos.

Para Cibele Mariano, representante da sociedade civil, eleita delegada na Conferência de Cultura, a cidade está vivendo um momento histórico e deu um grande salto na área cultural.

Outro entusiasta com esse novo momento, o músico Ludi Um lembrou que a classe artística jamais foi recebida por um prefeito, nos últimos anos. “É a primeira vez que estamos tendo essa abertura, que está havendo essa transparência e diálogo. Hoje, podemos acreditar na cidade”, disse o artista.

Participaram também do encontro, o presidente da Comissão de Cultura e Comunicação da Câmara de Niterói, o Subsecretário de Cultura, Cláudio Salles, o Subsecretário de Planejamento Cultural, Kiko Albuquerque, e o superintendente de Cultura da FAN, Victor De Wolf.


Fotos: Péricles Rodrigues

Fonte: Prefeitura Municipal de Niterói


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.