quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Velejadora relata mortandade de peixes na Baía de Guanabara




Minha querida sobrinha Martine Grael, que hoje conquistou o título da Semana Brasileira de Vela, classe 49er FX, disputada na Baía de Guanabara, me passou um relato preocupante sobre o que viu hoje na Baía de Guanabara:


"... hoje tinha um número impressionante de peixes mortos na baía. Estou notando inúmeras manchas de óleo na água e nos clubes parece que ainda acumula esse óleo. Os peixes estão todos na beira da água de modo que quando passamos quase atropelamos eles. Eu nunca vi isso. Hoje passei por 1 moreia de 1 metro e meio morta. Tem algo errado! O que eu posso fazer?"

Martine é estudante de engenharia ambiental e, preocupada com a Baía de Guanabara, sempre me passa seus relatos do que vê nos seu dia-a-dia de treinos na baía.

Prometi a ela ficar atento e procurar apurar o que pode estar acontecendo.

Solicitamos aos demais velejadores que estarão competindo na Baía de Guanabara nessa sexta feira que, assim como a Martine, fiquem atentos sobre qualquer anormalidade e nos relatem.

Axel Grael


3 comentários:

  1. Olá Axel,
    Que bom que publicou esse fato alarmante.
    Vejo a baia de Guanabara ser dia a dia degradada.
    Todos os dias são essas manhas de óleo, ilhas de lixo de todo o tipo, muito peixe morto, excesso de algas(maré vermelha), fora esgoto pra dedéu!
    Não sei o que há com esse povo que não se revolta com isso mas é INACEITÄVEl!

    ResponderExcluir
  2. Realmente, na semana passada vi muitos peixes mortos em Jurujuba. Essa semana nao vi mais, porem a agua continuou bem suja. Ontem por exemplo, durante uma esquiada de 1h, pegamos dois sacos no hélice e a esquiada foi interrompida pq me machuquei caindo em um caixote de madeira com prego. Obstáculos perigosos que enfrentamos ao praticar esporte náuticos.

    ResponderExcluir
  3. Oi Axel, Desculpe por nao poder ter participado antes. Avistei um garça envolta em óleo, ia pegar para coletar amostra, mas estava sem meio adequado de proteçao e acabei nao conseguindo traze-la. Além disso na enseada de Sao Francisco a pesca está acontecendo de forma inadequada, pois presenciei pescadores jogando fora uma quantidade imensa de peixes nao adequados ao seu comercio... nao consegui argumentar com eles... frustrante!!

    ResponderExcluir

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.