domingo, 3 de fevereiro de 2013

Prefeitura vai fazer nova licitação para o mobiliário urbano


Mobiliário Urbano - Ponto de ônibus com problemas no Ponto Cem Reis em Niterói. Foto Felipe Hanower / Agência O Globo Felipe Hanower

Edital exigirá instalação de bicicletários e outros equipamentos. Antigo contrato passará por auditoria

A prefeitura de Niterói fará uma nova licitação para instalação e manutenção do mobiliário urbano. De acordo com a secretária municipal de Conservação, Dayse Monassa, o edital, previsto para ser publicado no mês que vem, incluirá equipamentos que não constavam do contrato anterior — rescindido em junho do ano passado —, como bancas de jornais, bicicletários e letreiros de publicidade. Além disso, o texto, que ainda está em fase de elaboração, deverá resultar num aumento do número de abrigos de ônibus e totens de propaganda. A expectativa é de que a empresa vencedora da concorrência ganhe um prazo de 20 anos para explorar comercialmente os espaços públicos.

De acordo com Dayse, o antigo contrato, firmado com a empresa Sarmiento em 2000 e sub-rogado à Primux em agosto de 2011, fará parte da série de auditorias anunciada pelo prefeito Rodrigo Neves. Em abril do ano passado, O GLOBO-Niterói revelou que a multa referente ao descumprimento de seus termos pode chegar a R$ 112 milhões.

— Só vamos nos pronunciar sobre esse assunto após a conclusão da auditoria. O que podemos dizer no momento é que o mobiliário urbano se encontra em péssimo estado de conservação e que a manutenção deixou de ser feita porque não há um contrato vigente. A intenção da prefeitura é estabelecer regras claras e cláusulas contratuais rígidas para garantir a revitalização dos equipamentos antigos e a instalação de novos em todas as regiões do município — diz a secretária de Conservação.


"... a empresa vencedora da licitação precisará construir bicicletários, que vão compor um novo projeto de mobilidade urbana coordenado pelo vice-prefeito Axel Grael".

Dayse também informa que a empresa vencedora da licitação precisará construir bicicletários, que vão compor um novo projeto de mobilidade urbana coordenado pelo vice-prefeito Axel Grael.


A equipe de reportagem tentou entrar em contato por telefone com representantes das empresas Sarmiento e Primux, mas as ligações não foram atendidas.

Projeto de Lei para padronizar jardins

Além de prometer melhorar o mobiliário urbano da cidade, a prefeitura informa que fará ações para facilitar a circulação de pedestres em vários bairros. A principal delas, de acordo com a secretária municipal de Urbanismo, Verena Andreatta, será a elaboração de um projeto de lei para padronização dos jardins.

— Serão definidos parâmetros de ocupação para os jardins nas calçadas. A situação é grave em Icaraí, principalmente na Rua Coronel Moreira César e na orla, onde vasos enormes atrapalham a vida dos pedestres. Vamos regulamentar o tamanho desses objetos e a distância mínima entre eles — anuncia Verena.

Fonte: O Globo Niterói

Um comentário:

  1. Niteroi precisa urgentemente de um Choque de Ordem.Falamos no direito de ir e vir.Falamos nos passeios ocupados por jardineiras irregulares que nao deixam o motorista ao estacionar abrir sua porta(Rua Belizario Augusto),dos camelos da Rua Otavio Carneiro que obstruem o passeio ja estreito,dos caminhoes de entrega que nao usam as baias da Gaviao Peixoto,dos motoristas de onibus que nao entram nas baias da Praia para que os passageiros subam ou saltem,dos entregadores do Domino's,Seven Grill,Bibi Sucos,etc... utilizando motos na contra-mao,dos triciclos de entrega de Supermercados usando a contra-mao e atrapalahndo o transito para fazer entregas,dos motoristas do 49 que param na esquina de Moreira Cesar com Ary Parreiras num ponto inexistente,dos motoristas do 49 que param para comprar lanche na esquina de Mariz e Barros com Joao Pessoa,dos caminhoes de entrega que sempre param de qualquer jeito em qualquer lugar de Icarai para fazer entregas,dos carros de transporte de valores que tambem param de qualquer jeito,etc...
    Estou falando que sem o minimo de ordem e impossivel fazer um Planejamento para um intervencao Urbana.Pensar em Mobilidade Urbana sem antes ter Ordem Urbana e utopia pura.
    Boa sorte a todos.

    ResponderExcluir

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.