domingo, 4 de novembro de 2012

Pesquisadores da UFF lançam livro sobre espécies invasoras



Bioinvasores selvagens introduzidos no estado do Rio de Janeiro e suas implicações. Por Sávio Freire Bruno & Vanessa Trally Bard.


O lançamento pela editora não tem data prevista, mas o livro já pode ser adquirido via Correios, em carta registrada para todo Brasil ao preço de R$ 27,00 (obra com taxa de Correios incluída; promocional). Na livraria da UFF, R$ 25,00.

Emails para pedidos e informações: jenniferareas@gmail.com e gabrielalins1@live.com

Editora da Universidade Federal Fluminense, 2012. 127p.: Ilustrado; 23 cm – Coleção Didáticos. O livro também pode ser adquirido na Livraria da EDUFF, na Praia de Icaraí, 9, Niterói, RJ.

Sobre o livro:


Espécies invasoras são hoje reconhecias como uma das principais causas da perda da diversidade biológica mundial, senão a segunda, atrás apenas da destruição de habitats.

O presente trabalho se propõe a sintetizar o conhecimento sobre a fauna introduzida no estado do Rio de Janeiro, especificamente sobre os vertebrados selvagens - terrestres e semiaquáticos - com populações estabelecidas, de forma a produzir um meio de consulta a estudantes e pesquisadores, mas também contribuir com as políticas públicas dirigidas a este tema. Trata, sobretudo, das causas e consequências da introdução de espécies exóticas, assim como medidas de prevenção e controle, e a legislação vigente sobre o tema. Em adição, a obra apresenta um catálogo com as espécies de vertebrados não domésticos introduzidos e estabelecidos no estado do Rio de Janeiro, abordando a biologia e a ecologia de cada uma delas.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.