Fim das dinastias, feudos e capitanias hereditárias no esporte JÁ!!!
Lars Grael
Mandato da diretoria
A Comissão de Turismo e Desporto da Câmara dos Deputados aprovou um projeto que pretende limitar as reeleições de presidentes de confederações, federações esportivas e clubes. A proposta defende que presidentes possam se manter no cargo por mais um mandato só uma vez.
A ideia está contida em um substitutivo apresentada pelo deputado federal José Rocha - PR/BA a um projeto de lei que tramita na Câmara desde 2008. De acordo com o texto, a regra seria válida para todas as entidades de prática e administração esportiva beneficiadas com recursos públicos.
Depois de ser aprovada pela Comissão de Desporto da Câmara, o projeto segue agora para a Comissão de Constituição e Justiça. Se for aprovada lá, a proposta, por tramitar em caráter terminativo, segue agora para o Senado.
Algumas confederações (exemplo da Confederação Brasileira de Clubes) já contempla em seus Estatutos, mandato de 04 anos (Gestão Olímpica) com uma única reeleição, como também a forma democrática para o processo da eleição (todos os filiados e vinculados votam).
A proposta do Dep. Fed.José Rocha bate na mesma tecla aonde insisti quando fui Secretário Nacional dos Esportes (2001 e 2002). A insistência gerou a inserção da questão na Comissão Especial do Estatuto do Desporto (Câmara dos Deputados) no período de 2003 a 2005.
A bancada da bola e das confederações conseguiu sepultar o tema, e o referido Estatuto nunca foi a votação.
A proposta é a chave para a credibilidade do esporte no Brasil. Por coincidência, é a questão que finalizo minha entrevista no Blog do José Cruz ontem no site da UOL.
Lars Grael
Fonte: http://www.larsgrael.com.br/
Espero que o esporte brasileiro siga os bons exemplos: volei, canoagem e judô. Virar a mesa é o termo correto.
ResponderExcluir