quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Painel da ONU sobre Sustentabilidade Global afirma que futuro precisa ser baseado em impactos reais

Adis Abeba – Agora mais do que nunca, os líderes precisam se concentrar no que mais importa – a resiliência de longo prazo das pessoas e do planeta. É o que afirma o Painel de Alto Nível sobre Sustentabilidade Global, que apresentou hoje (30/1) seu relatório ao Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, em Adis Abeba (Etiópia).

O Painel é composto por 22 membros e foi criado pelo Secretário-Geral em agosto de 2010 para formular um novo projeto de desenvolvimento sustentável e de baixo carbono. A Ministra do Meio Ambiente do Governo do Brasil, Izabella Teixeira, integra o Painel.

Copresidido pelo presidente finlandês Tarja Halonen e pelo presidente sul-africano Jacob Zuma, o Painel lançou seu relatório final – “Pessoas Resilientes, Planeta Resiliente: Um Futuro que Vale Escolher” – com 56 recomendações para colocar em prática o desenvolvimento sustentável e integrá-lo às políticas econômicas o mais rápido possível.

Ban Ki-moon, ao receber o relatório do Painel, afirmou que o desenvolvimento sustentável é uma prioridade para seu segundo mandato. “Precisamos traçar um novo rumo, mais sustentável para o futuro, que fortalece a igualdade e o crescimento econômico ao mesmo tempo em que protege o nosso planeta”.

“Pessoas Resilientes, Planeta Resiliente” pede pela integração dos custos sociais e ambientais do mesmo modo como são os preços mundiais e as medidas de atividades econômicas. Exige também um conjunto de indicadores de desenvolvimento sustentável que vão além da abordagem tradicional do Produto Interno Bruto (PIB) e recomenda que os governos desenvolvam e apliquem um conjunto de objetivos de desenvolvimento sustentável que possam mobilizar a ação global e ajudar a monitorar o progresso.

O relatório do Painel de Alto Nível é uma contribuição significativa para o trabalho da ONU no campo do desenvolvimento sustentável e proporciona uma contribuição oportuna para a preparação da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20) no Brasil em junho de 2012.

Os 22 membros do Painel de Alto Nível sobre Sustentabilidade Global incluiu chefes e ex-chefes de Estado, ministros e representantes do setor privado e da sociedade civil.

O relatório está disponível em www.un.org/gsp

Para mais informações, entre em contato com Dan Shepard, do Departamento de Informação Pública da ONU, tel. +1 646 675-3286, e-mail shepard@un.org ou Julie Larsen, do Secretariado do Painel de Alto Nível sobre Sustentabilidade Global, tel +1 212.963.6894 e-mail: larsenj@un.org.

Fonte: Nações Unidas no Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.