quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Fila da vistoria do DETRAN/Niterói rouba horas do dia do cidadão

Fila para a vistoria de veículos do DETRAN. Para um serviço agendado pela internet e com "hora marcada", tive que ficar quase três horas aguardando sob um sol de quase 40 graus. Foto Axel Grael. 

Hoje, passei por mais de três horas numa fila para fazer a vistoria do meu carro no DETRAN, na cidade de Niterói-RJ. Minha vistoria estava "agendada" para as 10:15 h, mas só consegui ser atendido cerca de duas horas e meia depois. Conclui todo o procedimento três horas e dez minutos após o horário agendado.

Enquanto aguardava intermináveis horas fritando sob o sol escaldante (38 graus no termômetro do carro, mas com sensação de muito mais) ainda tivemos - eu e outros colegas de infortúnio que aguardavam na fila - que enfrentar as investidas de alguns desonestos e desrespeitosos "caras-de-pau" (principalmente motos, mas carros também) que tentavam furar a fila na maior desfaçatez. Não havia qualquer policiamento e a bandalha corria solta.

Curiosamente, ao ultrapassar os portões e chegar às dependências do DETRAN, um funcionário de prancheta na mão, pergunta que para que horas eu estava marcado. No primeiro momento, talvez por estar aliviado após disputar a minha vaga com um dos motoqueiros fura-filas, respondi candidamente ao funcionário: 10:15h". Pouco depois percebi o absurdo da pergunta. Voltei ao sujeito e perguntei: "Por que você queria saber qual hora? Quantas pessoas vocês marcaram para a mesma hora?".

A resposta foi curiosa: "Aqui funciona por ordem de chegada". Ora, se assim procedem, para que nos obrigam ao ingênuo e aparentemente inútil trabalho de agendar a vistoria? E para que querem saber a que horas eu deveria ter sido atendido? A curiosidade soa sem sentido e uma provocação com contornos sádicos...

Após finalmente obter a minha renovação dos meus documentos, tentei falar com alguém responsável pela repartição para expor a minha indignação e tentar ter alguma explicação. Fui informado que não havia ninguém para me atender. Fui embora ainda mais frustrado.

A importância da inspeção ambiental dos veículos

O Rio de Janeiro foi o estado pioneiro do país a implantar a inspeção ambiental dos veículos através do Programa de Inspeção e Manutenção de Veículos em Uso - Programa de I/M, criado em 1997 e operacionalizado por meio de convênio de cooperação técnica entre a Feema e o Detran-RJ.

Fonte: site do INEA

A medida foi da maior importância e tornou-se referência para o restante do país. Por que é importante? Segundo dados do INEA, cerca de 77% da poluição atmosférica na Região Metropolitana do Rio de Janeiro é proveniente dos veículos automotores, que lançam na atmosfera alguns dos poluentes mais prejudiciais à saúde humana e ao meio ambiente.

Automóveis poluidores são lesivos à saúde e ao meio ambiente, mas também ao orçamento dos seus proprietários. A poluição é causada por problemas de regulagem e de falta de eficiência dos motores, que faz com que estes gastem muito mais combustível do que os automóveis que operam dentro dos padrões. Ou seja, a poluição doi nos pulmões, mas também no bolso.

Na minha segunda gestão como presidente da FEEMA - Fundação Estadual de Engenharia do Meio Ambiente (órgão ambiental estadual do RJ, hoje incorporado ao INEA), de 2007 a 2008, foi aprovado a segunda fase do Programa de I/M (em janeiro de 2008), quando os veículos que poluíam mais do que o permitido pela legislação passaram a ser reprovados.

É natural que, diante do valor que o cidadão é obrigado a desembolsar pelo IPVA e pela taxa de vistoria, além da obrigação de passar pela inspeção anual, faça que a população tenha uma visão antipática do procedimento. Cabe ao governo esclarecer a importância desta obrigação imposta a todos os proprietários de veículos fabricados posteriormente a 1998 e procedê-la de forma eficiente para cumprir os seus objetivos ambientais e a onerar o mínimo possível o cidadão.

Portanto, ver o Programa de I/M sendo prestado de forma tão precária e desrespeitosa para com o cidadão - como vi acontecer hoje - me causa mais ainda mais indignação, pois aumenta o desgaste junto à opinião pública de uma ação e uma política pública da maior importância.

Fica aqui o meu protesto.

Axel Grael

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.