terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Tubarões em Cabo Frio: Artigo de Esclarecimento

Alerta de Tubarão em Cabo Frio

Necessário ou Excesso de Zelo?

Por Marcelo Szpilman*

As notícias “Bombeiros fazem Alerta de Tubarão em Cabo Frio”, veiculada ontem na mídia online, e “Tubarão deixa Cabo Frio em Estado de Alerta”, veiculada hoje em alguns jornais, precisam ser esclarecidas para evitar exageros e distorções que podem gerar insegurança e medo desnecessários para a população.

Em princípio, o alerta de tubarão em Cabo Frio soa como absolutamente inócuo ou desnecessário, já que os tubarões habitam aquela região há milhões de anos e NUNCA representaram qualquer ameaça ao homem __ não há nenhum registro de ataque de tubarão a banhistas, surfistas ou mergulhadores em Cabo Frio ou Arraial do Cabo. O problema, e esse é o motivo do esclarecimento, são as declarações e opiniões acessórias que mais confundem do que ajudam.

Com o objetivo de esclarecer alguns pontos, seguem abaixo algumas dessas declarações e opiniões e as respectivas análises.

1 – “Bombeiros de Cabo Frio emitiram um alerta sobre a presença de um cação perseguindo um cardume de peixes”.

A presença de tubarões em nosso litoral sempre foi e continua sendo um fato muito comum (tomara que continue assim). Os tubarões frequentam há milhões de anos as mesmas áreas onde o homem passou a ter seu lazer e práticas esportivas. A zona de arrebentação das ondas é um excelente local para os tubarões capturarem seus peixes. Como já ocorreu nas praias do Rio de Janeiro, avistar cações (ou tubarões) em suas atividades rotineiras de obtenção de alimento em um dia de águas claras, ainda que seja uma curiosidade, não é nenhuma novidade e não representa nenhum tipo de ameaça. Assim, emitir alerta para esse tipo de evento só contribui para gerar intranquilidade.

2 – “Os tubarões em geral podem confundir os surfistas com tartarugas e atacá-los”.

Ainda que a confusão visual possa motivar um ataque, essa possibilidade não se aplica à Cabo Frio. Explico. Cerca de 90% dos ataques de tubarão ao homem, no mundo todo, são provocados pelo erro de identificação visual, quando o tubarão dá uma única mordida investigatória e solta sua vítima após constatar não tratar-se de sua presa habitual. Isso ocorre, por exemplo, na Austrália e no Pacífico com o tubarão-branco, que pode confundir o homem com mamíferos marinhos, nas águas turvas de Recife com o cabeça-chata, que pode confundir pernas e braços de surfistas com peixes, e no Hawaii com o tubarão-tigre, que pode confundir surfistas e suas pranchas com tartarugas.

Em algumas praias do Hawaii, em um evento que ocorre há milhares de anos, quando as tartarugas-marinhas chegam às partes rasas, para depois sair da água para desovar na areia, os tubarões-tigres aproveitam esse momento para atacá-las. Nadam por baixo e atacam de surpresa a região inferior (mais vulnerável) do casco ou suas pernas. Assim, visto de baixo contra a luz do sol, um surfista deitado em sua prancha com os membros dentro d’água, nessas praias do Hawaii, pode, eventualmente, ser confundido com uma tartaruga-marinha. Assim, transpor um evento único no mundo para Cabo Frio é um erro que só contribui para gerar mais intranquilidade.

3 – “Os ataques de tubarão a seres humanos sempre têm a ver com a falta de alimentos no mar”.

Essa é uma declaração absolutamente equivocada. Os tubarões são seres bastante adaptáveis e móveis para não sofrer diretamente a influência local da poluição ou falta de alimento. Se uma região não está atendendo suas demandas por presas habituais, o tubarão muda-se para outra região. O caso de Pernambuco é um bom exemplo. A escassez de alimento na região de Suape, devido ao aterro do mangue para construção do Porto, não motivou ataques naquela região, mas sim o deslocamento de uma população de cabeças-chatas para Recife e o aumento considerável na interação dos surfistas e banhistas com os tubarões, que passaram a caçar seus peixes na mesma área. E foi essa nova interação que motivou a sequência de ataques na década de 1990, em sua maioria provocados pelo erro de identificação visual do tubarão. Ou seja, não há relação direta entre falta de alimento e ataque de tubarão. Imaginar que, na falta de peixes e outras presas, os tubarões mudarão seus hábitos alimentares de milhões de anos de adaptação e passarão a atacar seres humanos não condiz com a realidade.

Projeto Tubarões no Brasil (PROTUBA)


Instituto Ecológico Aqualung
Rua do Russel, 300 / 401, Glória, Rio de Janeiro, RJ. 22210-010
Tels: (21) 2558-3428 ou 2558-3429 ou 2556-5030
Fax: (21) 2556-6006 ou 2556-6021
E-mail: instaqua@uol.com.br
Site: http://www.institutoaqualung.com.br/

Um comentário:

  1. O que vou narrar aqui não tem nada a ver com o blog,ou tem, e tem tudo a ver com Cabo Frio. Não sou fã, nem gosto de Cabofolia, esse evento que todos os anos vem acontecendo em nossa cidade, mas tem quem goste, e ontem, dia 19 de janeiro de 2011, na abertura e para agradar minha esposa que gosta muito de samba, fui ao CABOFOLIA ver o show do Exalta Samba e logo pude notar a falta de segurança de um evento tão falado e pouco administrado. Em pouco tempo que fiquei lá dentro, fui roubado duas vezes, uma máquina fotográfica que estava no meu bolso e meu cordão de ouro que arrancaram à força do meu pescoço. Tentei falar com as autoridades presentes, mas era um evento particular, e como eles disseram só poderiam registrar a ocorrência na delegacia. Tentei falar com a empresa que presta segurança e foi um jogo de empurra empurra que me fez ficar mais indignado ainda, e ninguém resolveu nada. O mais interessante foi a quantidade de gente que foi roubada ontem lá, umas cem pessoas, no mínimo reclamando e ninguém fez nada. O contrato, pude saber através de uma pessoa, é que teria que ter 200 seguranças no interior do evento, onde o trio circula, e pasmem, não tinha nenhum, os poucos que tinha estava na portaria, revistando quem entrava ou fazendo a segurança do grupo de pagode, uma vergonha. Depois dos prejuízos e das reclamações, uns poucos gatos pingados apareceram, mas aí já era tarde, já tinhamos sofrido os roubos. Do divertir um pouco, passamos a nos sentir pequenos diante de tamanha incompetência dos produtores desse evento. Pude perceber o quanto 'eles' só pensam em ganhar dinheiro e pensam muito pouco no ser humano. Ontem, poderia ter acontecido coisas piores, no lado de dentro do evento, mas graças a Deus, não. Paguei para ser roubado e queriam dizer que eu estava incomodando. CABOFOLIA, UM LUGAR PARA NINGUÉM IR OU DEIXAR OS SEUS FILHOS IREM. TERRA DE NINGUÉM, ONDE VI EM POUCOS MINUTOS DE TUDO O QUE SE PODE PENSAR DE IMORAL, NOJENTO, INCOMPETENTE, ANORMAL, DEPRAVADO, ROUBO LIBERADO, DROGAS LIBERADA, BEBIDAS LIBERADA PARA MENORES, CARROS ROUBADOS, ETC.ETC.
    PIORES SÃO AQUELES QUE TRAZEM UM EVENTO DESSE PARA SUA CIDADE. CABO FRIO NÃO MERECE ISSO. TRISTE DEMAIS. PERDI COISAS MATERIAIS, QUE DEUS PODE ME DAR OUTRAS MELHORES, E AQUELAS 'CRIANÇAS' QUE PERDEM A VIDA, NAS DROGAS, BEBIDAS E NA PROSTITUIÇÃO. Se quiserem publicar, tudo bem. Se não quiserem, pelo menos espero que alguém leia e tome providências.
    Um abraço fraterno de quem aprendeu a amar Cabo Frio.

    ResponderExcluir

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.