quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Notícias da equipe do Projeto Grael na África do Sul


Largada de uma das regatas Cape Town - Rio no passado. 

Temos divulgado aqui no Bog as notícias que nos são encaminhadas plos velejadores do Projeto Grael que estão em Cape Town (Cidade do Cabo, África do Sul), preparando-se para disputar a regata Cape Town - Rio. Na mensagem abaixo, Samuel Gonçalves, que lidera a equipe de velejadores, faz um relato da rotina de preparação para a regata, que terá a sua largada no dia 15 de janeiro:

DIA 3

Ontem o dia começou as 8:30 onde fomos a praia correr, fazer flexões e abdominais... e pela primeira vez depois dos exercícios mergulhamos, mas só foi um mergulho mesmo, pois a agua estava a 9 graus (rsrsrs), estava calor então o frio foi só dentro da agua.

Voltamos ao Clube tomamos o café da manhã, testamos os nossos blazers junto com a esposa do comodoro... nunca estive e nem vi os rapazes tão elegantes (rsrsrs).

Depois fomos para o barco chegamos o mastro fizemos muitas pequenas coisas que são importantes, com fixar melhor os balaustres, a linha da vida, trocamos as buchas da retranca, etc..

Quando os outros tripulantes chegaram do trabalho, separamos as comidas desidratadas que o Gerry já tinha a bordo, fizemos o calculo de quanto mais precisaríamos e comemos duas de sabores diferentes para testar. Uma de salada que era muito muito ruim (kkkkk) e outra de arroz com uma outra coisa que esqueci, que era boa (comestível) com tempero semelhante ao do miojo com SAZON.

Saímos para velejar as 17:00 com o objetivo de dar a volta em uma ilha que fica a 30 milhas do Clube, testar os peelings de balão e a regulagem do barco.

No caminho por volta das 19:30 algumas focas apareceram para falar um oi!! (rsrs) muito legal..

O vento estava na media de 15Knots, chegou a 25Knots e depois a 0knots por volta das 21:00. Ligamos o motor e andamos alguns minutos na direcao que tinha ventos e subimos um balão assimétrico A4, continuamos em direcao a ilha...

Não chegamos a contornar a ilha pois o vento estava em torno de 10Knots e tínhamos compromisso as 9:00 da manha de hoje. Então começamos a voltar de contra vento...

Por volta de 1:00 da manha alguns golfinhos começaram a seguir o barco e se alimentar no nosso lado de alguns cardumes que brilhavam como luzes de natal.

Ficamos maravilhados pois o céu esta muito estrelado e os golfinhos simplesmente estavam iluminados, como se tivessem energia própria e sua calda parecia um relâmpago na agua... muito lindo.

A água era tão clara que podíamos ver a linha da esteira da quilha e do leme. Até o pessoal daqui ficou impressionado.

Retornamos ao Clube às 3:30 da manhã, quando tomamos banho e fomos dormir


DIA 4

Depois de algumas horas de sono, acordamos, mas não fomos fazer exercícios pois o comodoro organizou um passei com os garotos da escolinha de vela, semelhante ao Projeto Grael, que chama-se Izivungovungo (vide comentário abaixo).

Tomamos o café da manha e por volta das 9:30 saímos com uma van da Marinha Sulafricana e um carro com um Oficial. Ele nos levou para ver o encontro dos Oceanos Indico e Atlântico, no extremo Sul da África do Sul... foi simplesmente maravilhoso, muito bonito ver o encontro das águas... tiramos muitas fotos que vamos tentar mandar mais tarde e o pessoal da Marinha também fez alguns vídeos...

Na volta paramos no Projeto deles para vermos os barcos que eles usam e a estrutura, e bem legal. Eles usam Optmist, Laser, 420, um barco semelhante ao Pingum e outro ao escaler e um barco de 25 pés que eles correm regatas o L25.

Depois da visita fomos almoçar perto dali e voltamos por outro caminho, onde passamos por prais e outros lugares interessantes.

Eles estão organizando um outro passeio para esse sábado, para conhecermos outras partes de Cape Town...

O dia ainda não acabou.... mas fico por aqui...

Grande abraço,

Samuel FM Goncalves
Alex, Hallan e Allan

---
Sobre a Fundação MSC Izivunguvungu para a Juventude

Trata-se de uma organização muito semelhante ao Projeto Grael, embora mais recente. Também foi criado por iniciativa do renomado velejador, Ian Ainslie, juntamente com Matthew Mentz, um experiente velejador de Oceano.

A Izivunguvungu, cujo nome em isizulu significa "uma rajada repentina", tem o apoio institucional da Marinha da África do Sul e é patrocinada pela MSC - Mediterranean Shipping Company.

Em 2007, a África do Sul inscreveu uma equipe na America's Cup, o TEAM Shosholoza. A Izivunguvungu foi uma ativa colaboradora na preparação da tripulação sualfricana.

Quando Torben Grael esteve em Cape Town, por ocasião da última Volvo Ocean Race (regata de volta ao mundo), fez contato com os dirigentes da Izivunguvungu. O desdobramento é a parceria atual, que juntamente com o Royal Cape Yacht Club, o Consulado Geral do Brasil em Cape Town e o apoio das empresas Wellstream e G-Comex está ermitindo que o PROJETO GRAEL possa ter a sua equipe participando da Regata Cape Town - Rio. A Izivunguvungu também terá uma tripulação na regata.

No momento, como Samuel relata, a Izivunguvungu está fazendo as honras da casa para a nossa equipe na África do Sul. Quando os barcos chegarem ao Rio de Janeiro (início de fevereiro), será a vez do Projeto Grael ser o anfitrião dos velejadores da Izivunguvungu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.