quarta-feira, 26 de dezembro de 2018

RJTV 2 apresentou reportagem sobre mortandade de peixes na Lagoa de Piratininga



Peixes mortos na Lagoa de Piratininga

A região do Tibau foi onde ocorreu a maior mortandade de peixes.


O noticiário local da Rede Globo - RJTV 2, desta quarta feira, apresentou matéria sobre a mortandade de peixes na Lagoa de Piratininga. O episódio acontece poucos dias após o mesmo ter ocorrido na Lagoa Rodrigo de Freitas, na cidade do Rio de Janeiro.

A Prefeitura de Niterói mobilizou técnicos para avaliar o problema e tentar identificar as causas e também direcionou equipes da Companhia de Limpeza de Niterói (CLIN) para a retirada dos peixes mortos.

Eu estive no local, verificando o problema e orientando o trabalho das equipes.


Equipes da Clin fazem a limpeza da orla da Lagoa de Piratininga.

As lagoas são vulneráveis e precisam de cuidados

A mortandade de peixes em ecossistemas lagunares infelizmente não é um fato inédito e ocorre de forma recorrente, como já registramos anteriormente aqui no Blog.

A mortandade de peixes na lagoa de Piratininga é um problema que foi se agravando ao longo das décadas, devido aos impactos da urbanização da bacia hidrográfica, pelo processo de eutrofização sofrido pela lagoa de Piratininga causado pela grande quantidade de nutrientes (esgoto) lançado há décadas e a abertura do túnel do Tibau, que faz oscilar muito a salinidade da lagoa.

Com todo estes problemas, as lagoas vivem um equilíbrio instável. Vários motivos podem disparar processos que acabam por afetar a população de peixes, que normalmente morrem por falta de oxigênio diluído na água ou até a presença de algas ou outros organismos tóxicos.

Extremos de calor, mudanças bruscas de temperatura (por exemplo: a chegada de frentes frias), ventos fortes, mudanças bruscas de salinidade causada por grandes amplitudes de maré (afeta a Lagoa de Piratininga devido ao túnel do Tibau) ou problemas operacionais na rede de esgoto que pode causar um aporte atípico e ocasional de esgoto. Todos estes acontecimentos podem resultar em mortandade de peixes.

A atual mortandade de peixe foi alertada por pescadores e pelas equipes da Prefeitura. Segundo os pescadores, as espécies de maior ocorrência entre os peixes mortos são:

  • Paratis
  • Robalhetes
  • Tainhotas
  • Ubaranas
  • Savelhas
  • Corvinas
  • Carapicus
  • Acarás
  • Piraunas
  • Peixe-agulha

Através de coletas de amostras de água, sedimento e peixes, a Prefeitura vai procurar entender as causas do atual processo de mortandade e dimensionar os danos.

AVANÇOS EM DEFESA DAS LAGOAS

Após décadas de abandono, agora várias ações estão em andamento pela Prefeitura visando atingir a despoluição do Sistema Lagunar e a integração das lagoas à vida urbana de Niterói, permitindo que sejam apreciadas e bem utilizadas pela população. Veja algumas destas ações a seguir,:

Estudos ambientais preliminares

Qualquer intervenção num sistema natural para a sua recuperação, para que seja feita com responsabilidade e buscando o necessário êxito, precisa ser embasada num conhecimento mínimo do ecossistema, das condições ambientais e dos componentes de causam a degradação.

Por este motivo, através do Programa Região Oceânica Sustentável (PRO-Sustentável), coordenado pela Secretaria Executiva (SEXEC) e financiado pela CAF, a Prefeitura mantém um serviço sistemático de monitoramento ambiental do Sistema Lagunar de Piratininga e Itaipu, através da empresa HydroScience, contratada através de processo licitatório.

Os estudos, cujo escopo pode ser visto aqui, se estenderão até novembro de 2019 e resultarão em recomendações que direcionarão os trabalhos de despoluição das lagoas de Piratininga e Itaipu. No final de janeiro de 2019, parte dos estudos já produzirão alguns primeiros resultados, como os estudos de batimetria e o modelo hidrodinâmico, que já poderão ajudar começar a entender ou até antecipar mortandades de peixe como estamos presenciando agora.

Parque Orla de Piratininga (POP)

Está em fase de elaboração por um consórcio de empresas especializadas o projeto executivo do Parque Orla de Piratininga (POP), que além de implantar equipamentos para atrair a visitação pública e recuperar os ecossistemas do entorno da lagoa, inclui medidas para a despoluição ambiental da própria lagoa. 

A prioridade da contribuição do POP com a recuperação da lagoa é a implantação de jardins filtrantes para reter sedimentos e nutrientes transportado pelas drenagens urbanas e pelos rios que chegam à lagoa.

Rio Jacaré

Também como parte do conjunto de ações do PRO-Sustentável, está sendo desenvolvido pela Prefeitura o Projeto de Renaturalização do Rio Jacaré, principal rio que deságua na Lagoa de Piratininga.

Trata-se de uma experiência inédita no país de restauração de um rio urbano. A iniciativa está sendo desenvolvida com o apoio de pesquisadores da Universidade Federal Fluminense - UFF.


Saneamento, pavimentação e drenagem

Desde o início da gestão do prefeito Rodrigo Neves, a Prefeitura tem desenvolvido o maior investimento em infraestrutura da história da cidade, com prioridade para a Região Oceânica da cidade. As principais intervenções são em mobilidade (TransOceânica), saneamento (através de Águas de Niterói), além de obras de pavimentação e drenagem.

Estas obras têm grande relação com o Sistema Lagunar, em particular o saneamento (coleta e tratamento de esgoto, com destaque para o Programa "Se Liga"), drenagem (direciona águas pluviais para rios, canais ou diretamente para as lagoas) e a pavimentação, que além de melhorar a qualidade urbana dos bairros, evita a erosão das vias trazendo sedimento para as lagoas. 

***

A despoluição do Sistema Lagunar de Piratininga e Itaipu é um antigo sonho dos ambientalistas e de todos os moradores da Região Oceânica, mas isso não é uma tarefa fácil. As lagoas se poluíram ao longo de muitas décadas devido ao desleixo com os seus ecossistemas e não se recuperará de forma imediata.

Mas, com todas as ações em curso, nunca estivemos tão próximos de, finalmente, entrar no processo de efetivo de recuperação deste valioso patrimônio de Niterói.

Vamos em frente.

Axel Grael
Secretário Executivo
Prefeitura de Niterói



--------------------------------------------------------------



Niterói, RJ, registra mortandade de peixes em Piratininga

Animais foram retirados pela Companhia de Limpeza de Niterói.


Por RJ2 


Moradores de Piratininga, em Niterói, denunciam mortandade de peixes na lagoa. Para assistir ao vídeo do RJTV 2 clique aqui. 


Moradores de Piratininga, em Niterói, na Região Metropolitana do Rio, denunciam a mortandade de peixes. Os animais apareceram na manhã desta quarta (26) e foram retirados d'água pela Companhia de Limpeza (Clin).

Técnicos da Prefeitura foram ao local para averiguar a situação e coletar amostras. Um projeto de elaboração de um projeto de recuperação ambiental da Lagoa está sendo feito, segundo a Prefeitura.

Fonte: G1



------------------------------------------------------------


LEIA TAMBÉM:

LAGOA DE PIRATININGA

Prefeitura de Niterói e INEA trabalham para recuperar o sistema de comportas na Lagoa de Piratininga
PRO-SUSTENTÁVEL: medidas para salvar a Lagoa de Piratininga
LAGOA DE ITAIPU: preocupação com o assoreamento
SISTEMA LAGUNAR PIRATININGA-ITAIPU: Revitalização das lagoas de Niterói será liderada pelo município
PIRATININGA E ITAIPU - Gestão integrada para salvar lagoas de Niterói
SEMANA DO MEIO AMBIENTE começa com ciclo de palestras no Solar do Jambeiro
Evento em Piratininga discute gestão ambiental compartilhada das lagoas da Região Oceânica

MORTANDADE DE PEIXES


Sobre a ocorrência de algas na Lagoa de Piratininga  

PRO-SUSTENTÁVEL

Parque Orla e monitoramento das lagoas de Itaipu e Piratininga sairão do papel
PRO-SUSTENTÁVEL: Região Oceânica de Niterói tem nova etapa de obras de drenagem e pavimentação
PRO-SUSTENTÁVEL: Parque Orla de Piratininga em nova fase com elaboração do projeto executivo

Rio Jacaré

PRO-SUSTENTÁVEL - RIO JACARÉ: Consultores internacionais conhecem os estudos de professores da UFF sobre a renaturalização do Rio Jacaré
PRO-SUSTENTÁVEL - RIO JACARÉ: Seminário em Niterói apresenta experiências de restauração de rios dos Estados Unidos e Portugal

Outras postagens

SE LIGA: Combate ao despejo irregular evita que 285 mil litros cheguem aos rios por dia







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.