quarta-feira, 19 de dezembro de 2018

Prefeita quer banir carros do centro de Paris





Anne Hidalgo quer proibir veículos no coração da capital francesa, para melhorar qualidade do ar. Projeto seria realizado durante eventual próximo mandato.

A prefeita Anne Hidalgo quer tornar exclusivos para pedestres os distritos históricos mais centrais de Paris para reduzir o impacto negativo dos veículos sobre a qualidade do ar no entorno dos monumentos históricos.

O novo projeto atingiria os quatro bairros mais centrais da cidade com a criação de uma zona de circulação extremamente restrita. Só carros elétricos autônomos poderiam andar ali.

A medida ficaria para o próximo mandato (2020 – 2026), se a prefeita for reeleita, segundo informações divulgadas pelo jornal francês Le Monde.

O diário cita ainda assessores de Hidalgo e diz que a ideia seria adotada após "estudos aprofundados e consultas com as partes envolvidas", como comerciantes, a polícia e administrações regionais dos bairros em questão.

Num primeiro momento, porém, a prefeitura quer ampliar a atual operação "Paris respira", que impede a circulação de veículos em vários locais da cidade nos primeiros domingos do mês. Até 2019, Hidalgo espera poder expandir a operação para todos os domingos.

Segundo o governo municipal, uma decisão nesse sentido havia sido pedida pelos governantes desses bairros turísticos, que incluem monumentos como a catedral de Notre Dame, o Museu do Louvre, o Centro Georges Pompidou e os bairros do Marais e Les Halles.

Anne Hidalgo preside o grupo C40 de Grandes Cidades que combatem as mudanças climáticas e é uma das principais vozes críticas, na França, da circulação de veículos poluidores nas metrópoles. A prefeita socialista, que assumiu o cargo em 2014, sucedendo ao também socialista Bertrand Delanoë, também é uma defensora aguerrida do uso da bicicleta e de carros elétricos.

Segundo cálculos da própria Hidalgo, o tráfego de veículos gera atualmente dois terços das emissões de dióxido de nitrogênio e 56% das partículas finas na capital francesa.

A restrição ao tráfego defendida pela prefeita encontra forte oposição entre representantes da centro-direita e de usuários de automóveis nos arredores da capital francesa. Eles argumentam que a medida prejudica sua mobilidade.

Fonte: Deutsche Welle




----------------------------------------------------------


LEIA TAMBÉM:

Niterói

PRO-SUSTENTÁVEL: Prefeitura de Niterói assina contrato para elaboração do projeto executivo para sistema cicloviário da Região Oceânica
NITERÓI DE BICICLETA: Prefeitura lança edital para projeto de bicicletas compartilhadas
NITERÓI DE BICICLETA: Passeio Ciclístico celebra campanha "Um Dia Sem Carro"







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.