quinta-feira, 27 de dezembro de 2018

Centro de Controle da Prefeitura prepara-se para castrar 3 mil animais em 2019




Mais 450 castrações de cães a gatos foram agendadas até o carnaval. Evelen Gouvêa


Carolina Ribeiro

Coordenação estuda instalar mais núcleos de cirurgia pela cidade de Niterói

Quase três mil animais já foram atendidos no Centro de Controle Populacional de Animais Domésticos (CCPAD), no Fonseca, em Niterói, no período de 1 ano e meio, desde sua abertura, em julho do ano passado, até agora.

A meta para o próximo ano é aumentar esse atendimento e castrar três mil cães e gatos somente em 2019. Segundo o coordenador do espaço Marcelo Pereira, está em análise instalar mais centros cirúrgicos pela cidade. O próximo chamamento público deve ser realizado após o carnaval.

No último dia 11 mais 450 vagas para castração de cães e gatos foram disponibilizadas no local. As operações foram agendadas e serão realizadas até próximo ao carnaval, quando mais vagas devem ser disponibilizadas. A intenção para o próximo ano é dobrar o atendimento mantendo a qualidade oferecida.

“São vagas para animais de colônios e protetores e animais domésticos. Antes, fizemos 450 apenas para felinos por conta da incidência do fungo esporotricose. A castração ajuda a controlá-lo, acho que estamos no caminho, por isso sempre intensificamos a castração de felinos”, contou o coordenador. Natural do meio ambiente, o fungo se propaga através de brigas e em cruzamentos de animais infectados, que acabam nesta situação ao mexerem na terra ou afiarem as garras em árvores.

Pereira, também coordenador da Proteção Animal da Prefeitura de Niterói e da campanha de adoção “Adotar é o Bicho!”, explica que o objetivo é ampliar o atendimento para dar celeridade a fila e, com isso, abrir mais oportunidade para outros necessitados. Além disso, há intenção de distribuir o serviço para outros pontos da cidade. Desta forma, está sendo estudado onde seria possível montar mais centros cirúrgicos por Niterói.

“No último chamamento, atendemos todos que chegaram, ainda tinha vagas durante a tarde. Queremos aumentar o número de oportunidades, mas é preciso cuidado, pois cada cirurgia tem uma duração diferente. Não é quantidade, é qualidade”, acrescentou Marcelo.

Outra inovação estudada para o Centro é implantar o serviço de microchipagem nos bichos, que serve para identificação caso o bichinho seja perdido. Atualmente o sistema está sendo implantado nos animais adotados na “Adotar é o Bicho”.

Projetos – Projetos como “Esta Escola é o Bicho”, que leva a importância do amor e respeito aos animais para as escolas municipais, será continuado e, neste ano, entra em ação a abertura de visitação do CCPAD por alunos da rede municipal de educação. Já estão agendadas pelo menos duas escolas para irem até o local no início do ano.

Para este ano, “Esta Escola é o Bicho” ganhou um reforço especial, um jogo de tabuleiro em tamanho real, de 25 metros, onde cada criança é a sua peça. Ao longo do caminho, mensagens educativas dão seguimento ao jogo.

“Esse projeto tem dado um retorno muito bacana. A última escola que fizemos, no Badu, fez um mural sobre proteção animal e dois alunos adotaram animais que estavam abandonados em volta, o trabalho está dando resultado”, finalizou. 


Fonte: O Fluminense 











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.