segunda-feira, 26 de março de 2018

ANOTAÇÕES E REGISTROS SOBRE O III FORO IBEROAMERICANO DE PREFEITOS, EM MENDOZA, ARGENTINA



Participando dos debates. Foto Flavio Pessoa.


Nos dias 20 e 21 de março, participei em Mendoza, Argentina, do III Foro Iberoamericano de Prefeitos, organizado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), representando a cidade de Niterói e o prefeito Rodrigo Neves.

O evento reuniu prefeitos e representantes de cidades latino-americanas e da Espanha, com o objetivo de compartilhar experiências e discutir as demandas de financiamento para os investimentos em infraestrutura, tecnologia e recuperação urbana.

Como a maioria das cidades presentes em Mendoza, Niterói possui um projeto financiado pelo BID. Trata-se do Programa de Desenvolvimento Urbano e Inclusão Social (PRODUIS), cuja coordenação está sob a minha responsabilidade. Saiba mais sobre o PRODUIS aqui.

O encontro foi muito rico em informações e trocas de experiências e, portanto, passo aqui a compartilhar as minhas percepções e anotações sobre o que vi de mais relevante no evento.

Para saber mais informações sobre a minha participação no evento na postagem acesse Niterói participa do III Fórum Iberoamericano de Prefeitos


ANOTAÇÕES

Anotações e comentários sobre o conteúdo de palestras e apresentações, com alguns links de referência para quem quiser se aprofundar mais:


- Integração do Barrio 31 - Buenos Aires (Horácio Rodriguez Larreta)

Barrio 31, visto do avião um pouco antes do pouso no Aeroparque de Buenos Aires. Foto de Axel Grael


O Bairro 31, um "assentamento" (favela) localizado próximo ao coração de Buenos Aires e no caminho de quem utiliza o aeroporto doméstico da cidade, é o mais antigo e mais emblemático da capital argentina, tendo se iniciado há 80 anos. Hoje, o Bairro 31 ocupa 32 hectares, abriga 40 mil pessoas e recebe investimentos do governo da cidade de Buenos Aires, incluindo obras em áreas comuns, equipamentos públicos e segundo artigo do El País Brasil, "seus moradores receberão títulos de propriedade, cerca de 9.000 casas serão reformadas. Outras 1.000 que brotam sob a autopista serão destruídas – com seus telhados e antenas parabólicas que quase tocam os carros. Elas serão realocadas a poucos metros dali".

Em sua apresentação no evento em Mendoza, Horácio Rodriguez Larreta, chefe do governo da cidade de Buenos Aires, afirmou que não usam o termo "urbanização" para se referir às intervenções na comunidade, pois considera que o termo tem uma conotação apenas de mudanças físicas: obras. Segundo o gestor público, "não basta colocar as pessoas em prédios novos, é preciso mudar as suas vidas". Portanto, o termo que utilizam é a "Integração do Bairro 31", ou seja, integrar a comunidade, hoje confinada entre ferrovias, avenidas e viadutos e isoladas dos bairros mais próximos.

Defende que no Bairro 31 praticam a chamada "abordagem integral", abrangendo não apenas ações de infraestrutura básica, conectividade, melhorias habitacionais e do comércio, mas também outras direcionadas a consolidar a integração social, educativa e econômica dos moradores do local.

Segundo Luis Alberto Moreno, presidente do BID, a integração do Bairro 31 é o mais importante projeto de integração urbana financiado pelo banco na América Latina. O presidente do banco, financiador do projeto, anunciou uma decisão de forte valor simbólico: construir na região do Bairro 31 a sua principal sede fora de Washington (DC).

Saiba mais sobre o projeto no site da Cidade de Buenos Aires: Barrio 31: conocé los avances que ya mejoran la vida de los vecinos ou em artigo publicado pelo site do El País Brasil: A Villa 31, de favela a novo bairro de Buenos Aires


- 4P - Public-Private-People Partnership (Alejandro Aravena)



Habitação em Constitución, no Chile, original (acima) e personalizada (abaixo). Menos gastos para o Estado e maior satisfação para os moradores  (Foto: Divulgação/Elemental) 


O reconhecido arquiteto chileno, Alejandro Aravena, autor de projetos de habitação popular, apresentou soluções que lhe renderam o Prêmio Pritzker 2016. Em sua narrativa, o arquiteto defende o conceito do que chama 4P, ou seja, Parceria Público-Privado-População, em contraposição ao termo mais frequentemente utilizado, a Parceria Público Privado - PPP.

No projeto premiado implantado na cidade de Constitución, o arquiteto criou um sistema de parceria entre o governo e uma empreiteira para a construção de casas populares. A diferença é que a solução instituiu o que aqui chamamos de "puxadinho" e permitiu que cada casa oferecesse uma infraestrutura mínima de acordo com os padrões vigentes no país, mas previu espaço para a construção por parte do próprio morados de uma complementação da obra de forma a dar mais espaço e conforto para a sua família.

Configura-se, assim, a 4P, onde o beneficiado (população) participa do processo e ainda arca com parte do investimento de sua solução de moradia.

Aravena alertou que soluções criativas, eficientes, de boa qualidade e de baixo custo, envolvendo o modelo 4P que propõe, são fundamentais para atender os desafios habitacionais no mundo. Segundo ele, "a migração do campo para a cidade no mundo exigiria construir uma cidade do tamanho de Mendoza por semana, com uma demanda de investimento de 10 mil dólares/habitante". E reforçou ainda que a melhor saída para solucionar assentamentos irregulares é sempre que possível "radicar em vez de erradicar"

Veja mais detalhes em "Puxadinhos" rendem o Pritzker ao arquiteto Alejandro Aravena

- “Plan de Recuperación y Mejoramiento del Espacio Público en el Centro Histórico de Cuenca, Ecuador”.

Em uma "Mesa de Diálogo" com o tema "Coordinación com Ciudadania", a coordenadora do debate, Belinda Tato, rofessora do Graduate School of Design, da Universidade de Harvard, apresentou como exemplo de boas práticas de participação cidadã e troca de informações em torno de um projeto, o caso do Plano de Recuperação do Centro Histórico de Cuenca, no Equador.

O processo e a metodologia adotados são realmente interessantes e merecem ser conhecidos e avaliados através do site Cuenca Red - Red de Espacios Dinâmicos

- Reforma urbana: Projeto Madrid Nuevo Norte

A cidade de Madrid promove uma das maiores iniciativas de reforma urbana na Europa, "com características sustentáveis, vanguardista e de excelência". O projeto é considerado uma referência internacional e é desenvolvido através de uma parceria público privada, com um mecanismos parecidos com a Operação Urbana Consorciada, prevista na legislação brasileira (Estatuto das Cidades).

O projeto incorpora à cidade uma extensa área ferroviária que divide a região em duas e que agora será integrada à cidade através de novas áreas urbanizadas e áreas verdes.

Para mais informações: https://distritocastellananorte.com/

- Smart Logroño (prefeita Cuca Gamarra)

A prefeita de Logroño, Cuca Gamarra, apresentou a experiência da cidade espanhola, localizada em La Rioja, de implantação de um destacado projeto de cidade inteligente, chamado Smart Logroño. O projeto é muito semelhante em abrangência ao que está sendo implantado em Niterói.

Sugiro uma visita ao site: http://www.logroño.es/edificiosmart e ao artigo El Centro Smart Logroño estará en pleno funcionamiento "a lo largo del año 2019"

IMPRESSÕES SOBRE MENDOZA


A Cidade de Mendoza foi fundada em 1561 e localiza-se aos pés da Cordilheira dos Andes. Junto com outros municípios: Maipú, Luján de Cuyo, Las Heras, Godoy Cruz, Guaymallén e General Lavalle, forma a quarta maior região metropolitana da Argentina, com 1 milhão de habitantes.

A cidade foi assolada por dois grandes terremotos, um em 1861 e o mais recente em 1985, obrigando a reconstrução da cidade.

Considerada uma das 9 capitais mundiais do vinho, sua economia tem forte participação da agricultura, embora seja uma região com forte escassez de água, com baixíssimo índice de precipitação. Por isso é conhecida como "Cidade Oasis", considerando a exuberância de sua arborização urbana, garantida por um extenso e inusitado sistema de drenagem e irrigação das árvores. Segundo fui informado, o sistema é uma herança das construções incas e até hoje é utilizado. Os canais recebem uma descarga de água periodicamente para a irrigação da arborização das ruas.

Veja aqui alguns registros fotográficos:


Sistema de irrigação da arborização viabiliza a sobrevivência de frondosas árvores em região árida, com baixa ocorrência de chuvas. Foto Axel Grael

O incrível sistema de drenagem e de irrigação das árvores. A arborização é plantada dentro dos canais para maior eficiência da irrigação. Foto Axel Grael.

Ciclovia segregada, canal de irrigação e áreas verdes. As ruas têm espaço e permitem a implantação das ciclovias com mais facilidade. Foto Axel Grael.

Ciclovia compartilhada em ruas que contam com amplas calçadas e maior intensidade de trânsito. Foto Axel Grael.

Rua arborizada. Foto Axel Grael.

Rua arborizada com canteiro central. Foto Axel Grael

Área verde: Praça Chile. Foto Axel Grael

Área verde: Praça Chile. Veja a imponência do salgueiro. Foto Axel Grael

São estas algumas das informações que gostaria de compartilhar aqui. Espero que a leitura teha sido útil para você.

Axel Grael
Secretário Executivo
Prefeitura de Niterói


-------------------------------------------------------------------


LEIA TAMBÉM:









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.