terça-feira, 27 de março de 2018

LIMITAR AQUECIMENTO EM 1,5⁰C PODE CUSTAR TRÊS VEZES MAIS QUE LIMITÁ-LO EM 2⁰C





A Nature acaba de publicar um trabalho com simulações macroeconômicas e climáticas que comparam o custo para a economia mundial da limitação do aquecimento global em 2⁰C e em 1,5⁰C. Era de se supor que este último saísse mais caro, e as contas indicam que sim, sai três vezes mais caro manter o aquecimento sob 1,5⁰C. As diferenças aparecem já no curto prazo, quando seria necessária uma mudança rápida nos setores de transportes e da construção civil (lembrando que o aquecimento de edificações é importante na matriz de emissões no hemisfério norte).

Outro achado importante é que o aumento da desigualdade entre o mundo rico e o pobre torna ambas as metas impossíveis de serem atingidas, basicamente porque o desmatamento aumenta desenfreadamente.

O trabalho combinou seis modelos de avaliação integrada (integrated assessment models); um específico para a região da Ásia-Pacífico; um dos usados pelo IPCC; um para o meio-ambiente global; um de energia; um modelo regional de investimentos acoplado com um para a agricultura mundial; e um que dá conta de mudanças tecnológicas.

Mas os autores não rodaram um cenário correspondente à não tomada de ação climática, de modo a avaliar o impacto da mudança do clima sobre a economia mundial.

https://www.nature.com/articles/s41558-018-0091-3
http://www.climatechangenews.com/2018/03/23/emissions-cuts-1-5c-climate-target-cost-three-times-2c-study/
https://www.e3g.org/library


Fonte: Climainfo

 









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.