sexta-feira, 9 de março de 2018

PROJETO GRAEL: inscrição aberta para curso gratuito sobre energia solar






Carolina Ribeiro


Em parceria com a UFF, Projeto Grael abre curso para ensinar estudantes a instalarem placas de energia solar

A fim de oferecer qualificação e ainda ampliar o exercício da cidadania o Projeto Grael abre nesta quinta-feira (7) as vagas para o curso “Vento Solar”, destinado a alunos da rede pública de 16 a 29 anos. Entre os meses de março e julho, cerca de 40 estudantes aprenderão sobre a energia solar, um mercado em potencial. As inscrições, que vão até o próximo dia 23, podem ser feitas na sede do projeto ou pela internet.

As aulas são divididas em dois módulos: teórica e prática. No primeiro momento, os professores do Projeto Grael, em parceria com o Departamento de Engenharia Agrícola e Ambiental da Universidade Federal Fluminense (UFF), realizam um nivelamento da turma ensinando sobre o que é energia e seu custo, eficiência energética e fontes de energias renováveis, com uma abordagem ambiental. Depois, será a vez de aprenderem a instalar as placas fotovoltaicas.


Em parceria com a UFF, Projeto Grael abre curso para ensinar estudantes a instalarem placas de energia solar. Divulgação



Para o coordenador de Meio Ambiente da entidade, Thiago Marques, o curso é uma oportunidade em relação à geração de renda, trabalho e profissão, já que o País está passando por uma crise energética e as placas solares estão ficando mais baratas.

“A prioridade das vagas é para alunos da rede pública de ensino, mas também atendemos o jovem que não está trabalhando e estudando, incentivando esse estudo para facilitar a entrada no mercado. Queremos contribuir para que o conhecimento adquirido aqui vá para as escolas, casas e bairros dos alunos, de modo que eles possam ser atores de transformação no território onde moram”, explica.

Inscrições abertas para Curso de Energia Solar - Gratuito! Link para inscrição: https://goo.gl/forms/wAREWPU4hkm9UUsq1

Esta é a segunda turma do projeto. A primeira, no segundo semestre do último ano, surpreendeu pela quantidade de inscritos: mais de 90. Segundo o coordenador, foi uma turma heterogênea, com jovens de diferentes bairros, municípios e formações. Apesar de uma boa procura de alunas mulheres, o número de inscritas em relação aos homens foi inferior, algo que o projeto deseja mudar.

“Teve uma boa presença, mas queremos aumentar. Temos a intenção de atrair o público feminino, chegando a igualar o número de alunos, pois sabemos que essa é uma área bastante masculina ainda”, disse, completando que um dos trabalhos realizados no ano passado foi um projeto de revitalização da sede do Projeto Grael, com a instalação de placas solares. Entretanto, a iniciativa ainda não se concretizou por falta de verba.

As aulas acontecerão entre os dias 29 de março e 26 de julho, toda quinta-feira, das 9h às 13h. As inscrições, até o próximo dia 23, podem ser feitas na sede do Projeto Grael, em Jurujuba, ou por meio de um formulário disponibilizado nas redes sociais da entidade. É preciso uma declaração escolar ou certificado de conclusão, comprovante de residência, RG e CPF. Ao fim das aulas, o aluno também ganha o certificado de curso de extensão da UFF.

Fonte: O Fluminense











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.