sábado, 18 de novembro de 2017

Calçadão de Piratininga: atrás de uma solução definitiva




Resultado do estudo deverá ser apresentado em 2018. Foto: Marcelo Feitosa



Niterói se prepara para definir projetos de revitalização do calçadão da Praia de Piratininga, destruído pelo mar

A Prefeitura de Niterói vai dar início ao estudo de modelagem da orla para a revitalização do calçadão da Praia de Piratininga, na Região Oceânica da cidade. O levantamento estudará a dinâmica de correntes e ondas, a topografia, o ecossistema e fará simulação dos impactos da orla de Piratininga. A previsão é de que o resultado do estudo seja apresentado em 2018.

Há mais de 20 anos, o trecho da Região Oceânica sofre com destruição em função das ressacas marítimas. O Executivo se prepara para elaborar uma solução definitiva para o antigo problema, sem abrir possibilidade de que futuras intervenções voltem a ser destruídas, como aconteceu em períodos anteriores. O objetivo do estudo, que fará a modelagem matemática da orla para posterior detalhamento do projeto, é simular o comportamento da praia provocado por determinados tipos de intervenções.

O secretário Executivo de Niterói, Axel Grael, explicou que a estrutura antiga do calçadão, com paredes verticais, era muito vulnerável, uma vez que não dissipava a força das ondas. Ele lembrou que as intervenções serão feitas em etapas.

“Está sendo feito um primeiro levantamento sobre a orla, e a partir dele será feito um comparativo entre alternativas tecnológicas para solução do problema. Importante dizer que esse processo tem que ser feito com responsabilidade, sem margem para erro”, ressaltou.

A partir do resultado desses estudos, será definido se é o caso de fazer, por exemplo, o recife artificial e, caso seja, que tipo, posição e distância deverá ter da praia. Outra opção de intervenção é o engordamento artificial da praia. O levantamento orientará, ainda, a reconstrução do calçadão e mostrará se o alinhamento dele precisa ser recuado. O projeto apresentado anteriormente para o calçadão ainda não está descartado, e será validado ou não pela modelagem.

Fonte: O Fluminense







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.