terça-feira, 28 de novembro de 2017

CULTURA EM NITERÓI: Exposição faz homenagem à Janete Costa





O Museu Janete Costa de Arte Popular vai fazer uma homenagem a sua patrona com a exposição “Caminhando com Janete”. A mostra será aberta no dia 29 de novembro, quarta-feira, às 19h, e traz uma releitura do trabalho “Viva o Povo Brasileiro”, exposto com sucesso durante a Eco 92.

Com a curadoria do colecionador Jorge Mendes, “Caminhando com Janete” vai reunir 248 obras de 115 artistas populares de todo o país. A exposição vai reverenciar ainda o Estado de Pernambuco e seus mestres da arte popular, que terão uma área exclusiva para expor e vender suas peças.

Niteroiense por adoção, Janete Costa empresta seu nome ao museu localizado no bairro da Boa Viagem e escolheu Niterói para viver. A arquiteta dedicou sua longa caminhada a valorizar a arte popular brasileira.




Jorge Mendes conta que seu primeiro contato com o trabalho da arquiteta foi em 1992, no MAM - Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. “O impacto causado pelas obras apresentadas me despertou um desejo enorme de conhecer melhor os artistas ali representados. 25 anos depois, tenho a oportunidade de montar uma exposição em homenagem a essa mulher de vanguarda, que dedicou seu ofício a valorizar a arte do povo brasileiro”, ressalta Mendes.

A homenagem começa por Pernambuco, terra natal na homenageada, que nasceu em Garanhuns, cidade do agreste. A mostra traz uma caminhada pela arquitetura do local, com suas feiras, interiores, seus artistas, festas, poetas e cantadores. Tudo que despertava o olhar atento para o belo, no decorrer da formação da grande arquiteta.

Para ilustrar essa jornada, revela-se uma linha do tempo em que, caminhando com Janete, o público pode vivenciar a união entre erudito e popular sem preconceitos, e suas interferências, sem ferir sua trajetória.

Jorge conta que não poderia faltar a releitura da exposição “Viva o Povo Brasileiro”. Para isso, optou por reunir os artistas que fizeram parte daquela exposição histórica. Alguns, grandes revelações de Janete e outros que estiveram presentes em seus projetos. As obras fazem parte da coleção do próprio curador com Jorge Guedes e da galeria Pé de Boi.

Além das esculturas, a exposição reúne xilogravuras e matrizes de diversos artistas, principalmente os citados por Lélia Coelho Frota, no livro “Pequeno Dicionário de Arte do Povo Brasileiro”. A cenografia da exposição visa valorizar os espaços do museu, revelando a bela arquitetura interior projetada por Mário Costa Santos, filho de Janete.


 






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.