terça-feira, 26 de maio de 2015
Prefeitura inicia processo de ordenamento no Centro de Niterói
A Secretaria de Ordem Pública de Niterói (Seop) deu início no último fim de semana ao processo de ordenamento de ambulantes no Centro de Niterói. As equipes da Seop e guardas municipais orientaram vendedores e atuaram no recolhimento de entulhos na Rua Visconde do Uruguai, primeira rua a receber a ação da Prefeitura com o objetivo de desobstruir as calçadas, licenciar e organizar o comércio ambulante.
A recolocação dos vendedores acontecerá gradativamente. Nos próximos dias, a Secretaria de Ordem Pública irá publicar no Diário Oficial do Município os nomes dos contemplados com a licença depois do processo de cadastramento e recadastramento.
O trecho da Rua Visconde de Uruguai, esquina com a Avenida Ernâni do Amaral Peixoto, foi desocupado deixando a calçada livre também para os frequentadores da Clínica Silvio Picanço. Os ambulantes foram remanejados para outro ponto até a esquina da Rua São Pedro. O ordenamento continuará sendo feito durante todo o mês e conta com a participação do Departamento de Fiscalização de Posturas.
“Optamos por iniciar esse trabalho específico durante o final de semana, para garantir o trânsito livre de pedestres. E como o movimento de pessoas nas calçadas é muito grande durante a semana poderia comprometer os bons resultados da ação. Já demos os passos para desobstruir as calçadas e ao mesmo tempo padronizar o local”, explica o secretário de Ordem Pública de Niterói, Marcus Jardim.
O cadastramento para ordenamento está sendo feito para os ambulantes que atuam nas ruas Visconde do Uruguai, Visconde de Itaboraí, Coronel Gomes Machado, São Pedro e São João. Após as concessão e liberação das licenças, os ambulantes terão que se adequar, e a exemplo do que já ocorreu na Rua Gavião Peixoto, em Icaraí e no Ingá. Eles utilizarão barracas na cor laranja nos tamanhos determinados pela Seop e nos locais específicos.
A expectativa da Seop é que o processo de disciplinamento de barracas no Centro ocorra da mesma forma que nos outros bairros. A secretaria lembra que, 94,44 % dos ambulantes de Icaraí e Ingá consideraram que a organização de suas barracas melhorou muito e 68% garantiram que a medida teve impacto positivo nas vendas.
Além disso, a pesquisa mostrou que, dos ambulantes ouvidos, 91,67% disseram aprovar a aparência das barracas, 94,44% aprovam a atuação da Guarda Municipal e 93% acharam importante à realização do cadastramento e recadastramento.
“Como aconteceu em Icaraí e Ingá queremos dar a oportunidade para que esses ambulantes possam receber suas licenças, mas também trabalhar num ambiente saudável em condições de higiene e organizado. Aliais, a organização desses profissionais e a limpeza do local onde trabalharão estão descritos no edital do qual eles tem que cumprir. Todos terão que se enquadrar.” disse o secretário.
Fonte: Prefeitura de Niterói
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.