quinta-feira, 21 de maio de 2015

Atlas Solar do Rio de Janeiro entra em fase final de elaboração




Estádio do Maracanã 
O Atlas Solarimétrico do Estado do Rio de Janeiro, projeto da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com a EDF – Norte Fluminense, a PUC-Rio e a EGPE Consult que integra a carteira do programa Rio Capital da Energia, entra em sua reta final. Fotógrafo: Marcelo Horn


Estado conta com 33 plantas de energia fotovoltaica em funcionamento

A elaboração do Atlas Solarimétrico do Estado do Rio, que integra a carteira do programa Rio Capital da Energia, entrou na reta final. Foi iniciada a etapa de editoração dos dados, que vêm sendo obtidos desde dezembro de 2014 em três estações: no Inmetro, em Duque de Caxias, na Região Metropolitana; na Uenf (Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro), em Macaé, no Norte Fluminense; e na Nissan, em Resende, no Sul do estado. A publicação completa será lançada no início de 2016.

O projeto é da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com a empresa do Grupo Electricité de France (EDF) – Norte Fluminense, a PUC-Rio e a empresa Engenharia Gestão e Pesquisa em Energia (EGPE Consult).

De acordo a EGPE Consult, responsável pelo gerenciamento do projeto, foram adquiridos 19,7 milhões de dados até abril. A taxa média de sucesso na obtenção de informações foi de 94,4%. Na Uenf, essa taxa de sucesso foi de 100%. Também fazem parte da análise as séries históricas de dados do Instituto Nacional de Meteorologia.

- O atlas é um importante referencial para que o potencial solar do Rio de Janeiro possa ser plenamente aproveitado. É um trabalho fundamental para atrair projetos de usinas fotovoltaicas de grande porte para o estado. Outra possibilidade são as usinas heliotérmicas, que usam a radiação solar para gerar energia através do calor - disse Maria Paula Martins, coordenadora do Rio Capital da Energia.

Atualmente, há 33 plantas de energia solar fotovoltaica operando em todo o Rio, conforme o Banco de Informações de Geração (BIG), da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A capacidade total instalada soma 555 quilowatts (kW). O maior projeto fotovoltaico do estado é o Maracanã Solar, de 360 kW, instalado pela Light e pela EDF – Norte Fluminense e que também faz parte da carteira do programa Rio Capital da Energia.

Fonte: Governo do RJ


-----------------------------------------

SAIBA MAIS:

Projeto Grael demonstra uso da tecnologia solar nas escolas
Projeto Grael promove workshop gratuito sobre energia solar
Terraço verde na casa de Axel Grael
Demonstração de barcos solares no ICRJ
Barco solar do Projeto Grael é vice-campeão do Desafio Solar 2009
Lars Grael faz demonstração durante o Mundial de Star do Barco Solar do Projeto Grael

Maior estacionamento gerador de energia solar do país é construído em Niterói
Conheça mais sobre energia solar no Brasil
Uma perspectiva da energia solar na América Latina
El 50% de la potencia eléctrica del planeta será solar en 2050

Saiba mais sobre o legado solar da Copa do Mundo de 2014

ARENA DAS DUNAS: ESTÁDIO PIONEIRO NO SELO NACIONAL DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
Ricardo Carvalho - Na Copa, exemplos de Estádios que adotam iniciativas sustentáveis
Texto de Paul Clemence: "A Dozen Sustainable Stadiums"
Mineirão é o primeiro estádio da Copa com energia solar
CAMPANHA ORIENTA TURISMO SUSTENTÁVEL NA COPA 2014
É NO BRASIL!!! ARENA PERNAMBUCO RECEBE CERTIFICAÇÃO LEED PRATA DE CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL
Maracanã recebe selo prata de sustentabilidade



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.