sábado, 30 de maio de 2015

Praça Carlos Magaldi no Riodades é inaugurada





Cerimônia de inauguração da Praça Magaldi, em Riodades. Fotos Leonardo Simplício.


Nova Praça Magaldi vista do alto. Foto Leonardo Simplício.

Atividades esportivas: capoeira. Foto Evelen Gouvea, O Fluminense. 
 

Skate. Fotos Leonardo Simplício.


Academia. Fotos Leonardo Simplício.


Área pública tem equipamentos esportivos, de lazer e adaptados para deficientes físicos

30/05/2015 - A Prefeitura de Niterói inaugurou na manhã deste sábado (30.5) a Praça Vereador Carlos Alberto Magaldi, em Riodades, no Fonseca.

No lugar do antigo edifício inacabado, apelidado de Esqueleto do Riodades, a região conta, agora, com uma área pública completamente revitalizada, com equipamentos de lazer, para a prática de esportes, atividades físicas e brinquedos adaptados para deficientes e pessoas com dificuldades de locomoção.

De acordo com o prefeito, a entrega da praça atende aos anseios da população local, que há mais de 30 anos vivia às voltas com os problemas causados pelo antigo imóvel invadido e com a falta de opções de lazer.

“Por mais de 30 anos, aquele esqueleto permaneceu aqui e ninguém jamais fez qualquer coisa para dar fim àquela situação vergonhosa. O imóvel foi invadido, tinha condições absolutamente insalubres e chegou a causar a morte de crianças, ou seja, algo inadmissível. Agora, em dois anos, nós implodimos o antigo prédio, demos, e estamos dando toda a assistência às famílias que nele viviam, e estamos entregando um equipamento público de qualidade, que muda completamente o panorama da região. Isso é fruto do meu compromisso com a região em que nasci e cresci”, disse.




O chefe do Executivo municipal ressaltou, ainda, que as famílias que habitavam o “esqueleto do Riodades” receberão novas moradias no próximo mês:

“Não era uma simples questão de retirar as famílias e demolir o prédio. Era preciso dar assistência a essas pessoas e é isso que a prefeitura de Niterói está fazendo. Nós pagamos uma ajuda de custo e todas receberão suas casas no próximo mês dentro do nosso programa habitacional”.

A praça recebeu o nome do ex-vereador Carlos Alberto Magaldi, uma homenagem ao político morto durante assalto este ano em Niterói.

“É uma homenagem mais que justa a um homem que sempre lutou pela cidade e, em especial, pela região do Fonseca”, completou o prefeito.

Filho do vereador, Leandro Magaldi, acompanhado da mãe e viúva de Carlos Magaldi, Mariza Magaldi, emocionou-se com a homenagem.

“Estou muito emocionado e parabenizo o prefeito e o vice-prefeito por honrarem o vereador Magaldi. A praça é do povo, é nossa. O senhor foi muito feliz em concretizar essa obra. É uma luta antiga de Riodades e é a realização de um sonho do meu pai, que sempre lutou por essa região. Estou grato por essa justa homenagem ao vereador Magaldi.”




 

Implosão do esqueleto da Riodades.


O vice-prefeito Axel Grael relembrou o compromisso assumido ainda durante a campanha pela solução do problema do esqueleto do Riodades:

“Quando falávamos que íamos implodir o esqueleto e fazer uma praça, muita gente não acreditou. Disseram que em época de campanha a situação sempre se repetia. Os políticos faziam promessas e nunca as cumpriam. Hoje, estamos aqui mostrando nosso compromisso com a população de cumprir o que prometeu. Os céticos que achavam que não ia dar certo, agora podem ver que uma prefeitura bem administrada e com vontade, é capaz de cumprir suas promessas”.

Administrador Regional do Fonseca, Leonardo Reis ressaltou a mudança que a praça traz para a região:

“Isso aqui era um prédio abandonado, ocupado por várias famílias que viviam em condições subumanas e, em janeiro de 2013, o prefeito assumiu o compromisso de resolver aquela situação definitivamente. Hoje temos essa bela praça. É um momento histórico para Riodades, pois o esqueleto era o maior problema da região e, agora, a praça é o novo point do bairro.





Moradores participam da inauguração. Fotos Leonardo Simplício.


Durante todo o dia, agentes de Saúde desenvolveram atividades educativas com a população. Foto Leonardo Simplício.

Moradora da região há 32 anos, Célia Pires comemorou o novo espaço.

“Aqui havia um prédio muito antigo e deteriorado, com coisas erradas, violência e tráfico de drogas. Hoje essa nova praça vai trazer benefícios para todos, inclusive para mim, que vou poder fazer minha ginástica. Adorei o trabalho que o prefeito fez e está fazendo por Niterói, já que muitos anos se passavam e ninguém fazia nada por nós.”

Vizinha de Célia, Vandéia Pecli Tavares, que se mudou para o local há 30 anos, conta que antes da praça os moradores da região não tinham nenhuma opção de lazer.

“Conheci isso aqui como esqueleto, que era horroroso. Tinha assaltos, violência e até assassinato. Andávamos com medo por aqui. Hoje nós vemos uma praça com equipamentos e que será muito boa para idosos e crianças”.

Alan Costa, morador do bairro. Foto Leonardo Simplício.


Alan Costa, de 38 anos, que nasceu no bairro e até hoje mora na região, também aplaudiu a iniciativa:

“Esse trecho era bastante carente, com muitos problemas como violência, insegurança, mas agora, com esse projeto, tudo muda. Isso mostra a determinação do prefeito Rodrigo Neves. A nova praça valoriza os imóveis e melhora a segurança da região. Essa obra é um patrimônio do atual comando da prefeitura.”

Participaram da cerimônia de inauguração secretários de governo, os deputados estadual, Waldeck Carneiro, e federal, Chico D’ Ângelo, o presidente da Câmara, Paulo Bagueira, vereadores, líderes comunitários e dezenas de moradores.
 
Fonte: Prefeitura de Niterói 


----------------------------------------------------

LEIA TAMBÉM:

Implosão do Esqueleto da Riodades: Assista à matéria do RJTV
Demolido o "Esqueleto da Riodades" em Niterói 
Esqueleto da Riodades: esquema de implosão é montado
Prédio conhecido como "Esqueleto da Riodades" é implodido em cinco segundos
Prefeitura sorteia apartamentos do conjunto habitacional Zilda Arns
Nova escola será construída em área desapropriada no Fonseca, em Niterói







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.