sexta-feira, 1 de maio de 2015

Planejamento para driblar a crise e manter o desenvolvimento de Niterói


Fabiano Gonçalves diz que Niterói tem projeto para 20 anos, “com diagnósticos bem fundamentados”. Foto: Arquivo / Douglas Macedo


Secretário de Desenvolvimento Econômico fala sobre setores que mais crescem no município e acredita em “plano estratégico” para superar tempo de instabilidade econômica

Em tempos de instabilidade econômica, Niterói acredita no planejamento para se manter no rumo do desenvolvimento e promover geração de emprego. Em entrevista a O FLUMINENSE, especial do Dia do Trabalho, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Fabiano Gonçalves, fala sobre os setores que mais crescem no município, as novas vocações, oportunidades de qualificação e os principais desafios para o crescimento econômico da cidade.

FLU – Com uma economia vivendo tempos de incerteza, de que forma o poder público pode estimular que o município consiga continuar a crescer?

Fabiano Gonçalves – Temos um plano estratégico elaborado recentemente com as nossas vocações e projetos estruturantes. Pensamos Niterói para 20 anos – 2013 a 2033 – com diagnósticos bem fundamentados. Assim sabemos o nosso “público-alvo”, ou seja, as empresas que têm interesses em estar em Niterói. E Niterói tem interesse nesses negócios.

FLU – Que resultados podem ser destacados como evidências do desenvolvimento econômico de Niterói nos últimos tempos?

Fabiano Gonçalves – Abertura de novas empresas na cidade nos últimos anos; ao aumento do ISS, sendo o principal tributo arrecadado pela Prefeitura, passando o IPTU, isso sem aumentar alíquota, e, pelo contrário, reduzimos para o setor de saúde de 3% para 2% (igualando todas atividades de saúde).

FLU – Que setores podem ser destacados como os mais importantes para a economia da cidade, e quais perspectivas para cada um deles a médio prazo?

Fabiano Gonçalves – Sabemos que temos um grande potencial no setor naval, para construção (menos aquecido atualmente) e de reparos e apoio naval atual, médio e longo prazo. Setor de serviços de hotelaria, hospitalar, construção civil (menos aquecido agora) e de educação.

FLU – Que desafios podem ser considerados como os mais importantes a serem superados para o desenvolvimento do município?

Fabiano Gonçalves – Para o principal setor econômico da cidade, naval, a dragagem do Canal de São Lourenço e a reconstrução da ponte articulada da Ilha do Caju e Ilha da Conceição. Para o comércio e serviços, um Código de Postura atualizado contemplando novos setores econômicos, como exemplo Food Trucks (lanchonetes em veículos) e a legislação dos MEIS (microempreendedores individuais).

FLU – Que ações podem ser destacadas quanto à geração de emprego e qualificação de mão de obra na cidade?

Fabiano Gonçalves – O nosso esforço desde janeiro de 2013 é para pactuarmos cursos de qualificação junto aos ofertantes do Sistema S (Senac, Senai, Senat) e Sebrae, além de viabilizarmos a vinda do IFRJ (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro), no Sapê.

FLU – Existe alguma novidade promissora em relação às vocações econômicas do município?

Fabiano Gonçalves – Sim, hotelaria e o turismo, tendo como principal chamamento os equipamentos do Caminho Niemeyer e a Nova Catedral (em processo de construção).

FLU – Que medidas você considera importantes para que a cidade se mantenha na direção do crescimento e desenvolvimento de sua economia?

Fabiano Gonçalves – Termos um prefeito que preconiza o desenvolvimento econômico, que gera o desenvolvimento social. Neste caso, o atual prefeito Rodrigo Neves foi secretário municipal de Desenvolvimento Econômico na gestão do Prefeito Godofredo.

FLU – No momento, o que podem ser identificado como ameaças para o crescimento econômico de Niterói?

Fabiano Gonçalves – Conjuntura externa e o problema enfrentado pela empresa líder do segmento, a Petrobras, pois vários grandes grupos econômicos que operam na cidade têm na sua carteira os grandes contratos com a empresa citada. Além disso, o desemprego gerado pela paralisação das obras do Comperj, pois está diminuindo o poder de compra da população que consome em Niterói.

FLU – Que ações atuais do poder público trabalham para a construção de um cenário futuro favorável?

Fabiano Gonçalves – Termos uma legislação municipal atualizada e os PURs (Planos Urbanísticos) e o Plano Diretor revistos nos períodos devidos, que agora estamos fazendo. O envio para Câmara Municipal de uma nova Lei de Hotel. Estímulo à entrada de empresas de saúde atraídas pelo incentivo fiscal de ISS de 2%.

FLU – Que razões você acredita que fazem de Niterói uma cidade propícia a receber cada vez mais investimentos?

Fabiano Gonçalves – Cidade com grande poder aquisitivo, população bem instruída, melhor IDH do Estado. Empresas de destaque internacional, além de uma liderança política focada em resultado e inovação.

Fonte: O Fluminense





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.