quarta-feira, 20 de maio de 2015

DENDROCIRURGIA - Horto do Fonseca: árvores passam por recuperação



Cerca de 100 espécies consideradas importantes serão submetidas à dendrocirurgia nos próximos dias. Marcelo Feitosa.


Milena Bouças

Para evitar futuros danos, parque municipal na Zona Norte vai ganhar santuário para depósito de oferendas religiosas

Pelo menos 100 árvores do Horto do Fonseca vão passar por dendrocirurgia, um tratamento para estagnar e estimular a recuperação de danos. De acordo com o secretário regional da Zona Norte, Leonardo Reis, o Horto não recebia esse tipo de procedimento há mais de cinco anos.

“A Prefeitura assumiu a administração do Horto e enxergou a necessidade de cuidar de forma adequada das árvores. Muitas espécies já estavam doentes e precisavam de tratamento. O nosso espaço é grande – 258 mil metros quadrados – temos muitas plantas e árvores espalhadas por todo o canto que precisam de cuidado”, disse Reis.

Duas árvores já receberam o tratamento, uma da espécie Oiti (Licania tomentosa) e a outra da espécie Tamareira (Phoenix dactylifera). No momento, quem recebe o método é o Cedro Rosa (Cedrela fissilis). O biólogo da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (Seconser), Alexandre Moraes, explicou os procedimentos.

“Tiramos o que está podre da árvore, como se fosse uma cárie, fazemos a limpeza, a raspagem de todo o material e aplicamos um medicamento. Se não fizéssemos esse procedimento, as árvores poderiam morrer”, esclarece Moraes.

A Companhia de Limpeza de Niterói (Clin) também trabalha na ação, em parceria com a Seconser.


Outras 80 árvores serão plantadas em toda a extensão da Alameda São Boaventura. Marcelo Feitosa


O secretário regional destacou que a prática de colocar oferendas religiosas, principalmente com velas acesas, nas árvores, pode prejudicar em muito o desenvolvimento delas. Por isso, será implantado no Horto um espaço onde as pessoas possam depositar as oferendas.

“Muitas pessoas utilizam o local para depositar as oferendas debaixo das árvores. Elas acendem velas, o que acaba sendo um malefício para as próprias árvores. Para que não haja degradação ambiental e ao mesmo tempo garantir o respeito à religião, decidimos criar um santuário, onde as pessoas podem depositar as oferendas livremente”, disse.

Tratamento – A dendrocirurgia é um tratamento aplicado em casos muito especiais, como em árvores consideradas históricas, ou de crescimento lento e espécies raras. Caso contrário, o replantio torna-se mais prático e econômico.

Plantio – Pelo menos 80 árvores serão plantadas em toda a Alameda São Boaventura, no Fonseca. Hoje, serão preparados os canteiros.

Fonte: O Fluminense





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.