quinta-feira, 23 de maio de 2013
Niterói apresenta projeto de integração ao legado olímpico e garante recursos para a Guarda Municipal em Brasília
Prefeito Rodrigo Neves se reúne com ministro do Esporte, Aldo Rebelo, e com secretária Nacional de Segurança, Regina Miki, e consegue apoio para investimentos
O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, e seu o vice, Axel Grael, estiveram nesta quarta-feira (22.5), em Brasília, em busca de apoio e investimentos para a cidade. O primeiro encontro do dia foi com o ministro do Esporte, Aldo Rebelo. Rodrigo, Axel, o secretario municipal de Esporte, Marcelo Ferreira, e os atletas olímpicos Torben Grael e Bruno Bezerra, apresentaram ao ministro o plano de integração de Niterói à Olimpíada do Rio de Janeiro. Entre os principais pontos da proposta estão a transformação do estádio Caio Martins numa moderna arena multiuso, que atenda todas as exigências do Comitê Olímpico Internacional (COI), tornando o local apto a servir de área de treinamento e preparação de delegações estrangeiras para o evento esportivo de 2016.
Além da modernização do Caio Martins, Rodrigo Neves solicitou apoio de Rebelo para realizar obras estruturantes na área esportiva, aumentando o leque de opções de acomodação e aclimatação de atletas na preparação para a competição e também para a recepção de turistas. O vice-prefeito falou, ainda, dos planos de sediar a semana olímpica de vela, o pré-olímpico.
Rodrigo Neves explicou ao ministro a importância do projeto para a cidade. "Esse projeto é extremamente importante para que Niterói se integre ao legado olímpico do Rio de Janeiro. Nossa cidade é a que oferece as melhores condições, entre todas da Região Metropolitana, para recepcionar atletas e turistas antes e durante os jogos. Com o apoio do Ministério do Esporte, temos certeza que essa proposta se tornará realidade" avalia o prefeito.
Rebelo manifestou apoio às propostas e prometeu todo o respaldo necessário ao projeto niteroiense, que já fora apresentado ao presidente da Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman. "Se tivermos no Rio a opção de fazer de Niterói um polo, uma alternativa para eventos estrangeiros e de formação e alto rendimento, acredito ser bastante viável. A cidade é tão antiga quanto o Rio, tem um ótimo nome, é terra de Araribóia, um herói indígena, e tem belos monumentos. Niterói tem história própria, independente, com presença muito singular na história do país e precisa ser valorizada. Um equipamento desses corresponde ao que a cidade representa. É plenamente compatível ", disse o ministro
Após o encontro com Rebelo, o prefeito se reuniu com a secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Miki, no Ministério da Justiça, para tratar de parcerias entre o governo federal e o município nesta área. Na reunião, o prefeito acertou a visita da secretaria à cidade para o lançamento nacional do programa "Crack, é possível vencer", no próximo dia 10 de junho.
A Guarda Municipal e a Secretaria de Ordem Pública vão ganhar, no segundo semestre, cinco veículos e uma base móvel com câmeras e sistema de monitoramento para auxiliar o trabalho dos agentes. A Guarda Municipal de Niterói também vai receber pistolas elétricas (não letais) e equipamentos, num total de R$ 2 milhões, fornecidos pela Secretaria Nacional de Segurança.
O prefeito conversou ainda com Regina sobre o centro de Comando Integrado da Segurança Pública com 250 câmeras de monitoramento. "Haverá uma integração muito efetiva entre a prefeitura de Niterói e Secretaria Nacional de Segurança e o estado nas ações de segurança" comemorou Rodrigo Neves.
Regina Miki ressaltou a necessidade de uma atuação conjunta de todos os níveis de governo. "O prefeito é peça fundamental nesse processo de enfrentamento à violência e na implantação bem-sucedida desses projetos de combate ao crack e do centro de comando de segurança.
Daremos todo o apoio aos projetos. Com a participação integrada das esferas municipal, estadual e federal, tenho certeza que vamos vencer o crack e a criminalidade", afirmou a secretária.
Fotos: Flávio Pessoa
Fonte: Prefeitura Municipal de Niterói
Marcadores:
Esporte,
Esporte e Meio Ambiente,
Esporte Social,
família Schmidt Grael,
Fontes de financiamento,
Gestão,
Niterói Capital da Vela,
Niterói-Prefeitura,
Políticas Públicas,
Rio 2016,
Segurança,
Urbanismo
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.