A Prefeitura de Niterói iniciou nesta segunda-feira (13.5), a operação Calçada Livre no Largo da Batalha. Durante a ação comandada pela Secretaria de Ordem Pública (Seop) com o apoio de diversas secretarias e órgãos públicos, 25 estabelecimentos comerciais foram notificados por falta de documentação e ocupação irregular das calçadas com exposição de mercadorias mesas, cadeiras e jardineiras no espaço público. Também foram aplicados 12 autos de infração a veículos estacionados em locais proibidos.
O ordenamento do local foi acompanhado pela secretária de Conservação e Serviços Públicos, Dayse Monassa, pelo Secretário de Ação Social, Bira Marques, e representantes das secretarias de Desenvolvimento Econômico, de Urbanismo e Mobilidade, pela NitTrans e pela Administração Regional do largo da Batalha, e teve o apoio da Guarda Municipal e de agentes da Seop. A ação da prefeitura visa a organização do espaço público no local, permitindo o trânsito de pedestres nas calçadas, além de coibir irregularidades no comércio em geral.
“Já havíamos avisado que a operação seria feita e por isso muitas pessoas não montaram o comércio aguardando a determinação da prefeitura. Nosso objetivo é organizar quem trabalha na região. Na operação de hoje apresentamos a prestadores de serviços e da área de consertos diversos, a oportunidade de legalizar seu negócio através do empreendedor individual. É uma boa oportunidade para o trabalhador e para o município.” explicou Marcus Jardim secretário de ordem pública de Niterói.
A prefeitura estuda uma alternativa para os feirantes da rua Washington Luiz, organizando o comércio informal de forma que não interfira no direito de ir e vir da população.
Fotos: Janaína Gouvêa
Fonte: Prefeitura Municipal de Niterói
Parabéns!!! Essa ação é muito importante. Deve ser uma operação continuada!! Vamos ter uma Niterói limpa, organizada e ordenada. Quanto as jardineiras e plantas que enfeitam , devem ser organizadas pelo setor responsável, pois só ele sabe a metragem e o local adequado.
ResponderExcluir