Da esquerda para a direita: Luís Sodré, Julio Ricart, Dionê Marinho Castro, Axel Grael e André Torricelli. |
Ilha da Boa Viagem. |
Hoje, recebi interlocutores para buscar um consenso em torno de um projeto para que a Ilha da Boa Viagem receba melhorias e possa estar aberta de forma regular à visitação pública.
Da reunião participaram:
- Luís Sodré - irmão da D. Maria Pérola Sodré e membros da família tradicionalmente dedicada à guarda e proteção da Ilha
- Julio Cesar de Carvalho Ricart - membro do Apostolado de Nossa Senhora da Boa Viagem, Sócio Efetivo do Instituto Histórico e Geográfico de Niterói e Coordenador da Pastoral do Turismo da Paróquia de São Domingos de Gusmão
- Dione Marinho Castro - geógrafa da equipe do EGP-NIT - Escritório de Gestão de Projetos, vinculado à Vice Prefeitura de Niterói
- Axel Grael, vice-prefeito de Niterói
- André Torricelli da Rosa, da Coordenação Nacional dos Escoteiros do Mar
A Ilha da Boa Viagem é um patrimônio histórico da cidade de Niterói, tombada pelo IPHAN em 1938. Abriga a Igreja de N. S. da Boa Viagem, cuja construção acredita-se que tenha tido início em 1650. Uma outra edificação, já abrigou a Escola de Aprendizes de Imperiais Marinheiros, para lá transferida em 1862. Na Revolta da Armada (1893), assim como várias partes de Niterói, a Ilha foi bombardeada, sofrendo muitos danos.
Há anos, a Ilha da Boa Viagem passa por um processo de deterioração, com a degradação das edificações, dos acessos e uma aceleração do processo de erosão, facilitado pela frágil geologia da Ilha.
Uma reforma emergencial promovida pelo IPHAN, permitiu que a Igreja pudesse ser enfim reaberta aos fieis, em missas que ocorrem a cada quarto domingo do mês.
Da reunião tiramos as seguintes decisões:
- O vice-prefeito verificará a situação jurídica junto à Procuradoria Geral do Município
- A Prefeitura fará uma avaliação do estado geral das instalações, em particular da Ponte de Acesso à Ilha, atualmente interditada ao uso.
- Será organizada uma reunião com todas as instituições relacionadas à Ilha para a elaboração de um projeto de restauração, proteção e gestão, respeitando o patrimônio histórico, as vulnerabilidades geológicas, fragilidades ambientais e os seus usos tradicionais, planejando a sua utilização futura de forma a respeitar a capacidade de suporte da ilha.
- Será organizado um mutirão de limpeza no dia 16 de junho, preparando a Ilha da Boa Viagem para atividades a serem realizadas durante a Jornada Mundial da Juventude.
Que se unam forças para que a Ilha da Boa Viagem seja enfim protegida e aproveitada de forma responsável e sustentável, em respeito ao passado e o futuro desse patrimônio da cidade.
Axel Grael
------------------------------------
Leia mais sobre a reunião no blog do 4º GE do Mar Gaviões do Mar, em: Reunião visa aproximar Escoteiros do Mar e Prefeitura
Gostaria de saber quem autoriza o grupo escoteiro a cobrar taxa de 5,00 reais aos visitantes da ilha de Boa Viagem ja que como patrimonio histórico nacional isso deveria ser feito pelo iphan ou pela marinha ???
ResponderExcluir