segunda-feira, 24 de julho de 2023

OBRAS DA ILHA DA BOA VIAGEM AVANÇAM PARA A CONCLUSÃO

 



Fotos Leonardo Simplicio


Veja, a seguir, os avanços das obras de restauração da Ilha da Boa Viagem, um dos mais belos e importantes patrimônios naturais, históricos e culturais de Niterói. A Ilha da Boa Viagem é tombada pelo patrimônio nacional (IPHAN), é protegida pela Lei Orgânica de Niterói, foi considerada Monumento Natural pela Lei Urbanística das Praias da Baía (Lei 1967/2002) e foi incluída como parte do Parque Natural Municipal de Niterói - PARNIT (Decreto 11.744/2014). Apesar das iniciativas de proteção, a ilha esteve fechada à visitação regular há muitas décadas e foi se deteriorando, até que um conjunto de obras realizadas pela EMUSA deu início à recuperação. 

Em 2013, o prefeito Rodrigo Neves assumiu o compromisso de recuperação do patrimônio da ilha e a sua disponibilidade para a visitação pública. A liderança dos trabalhos coube ao então Gabinete da Vice Prefeitura que passou a coordenar as ações dos diferentes órgãos municipais, a fazer a relação com demais órgãos relacionados, como IPHAN e SPU, além de manter a interlocução com lideranças escoteiras.

A partir de então, dentre várias ações, foram feitos reparos na ponte que liga a ilha à costa (2015) e obras de melhorias para permitir a abertura provisória durantes os Jogos Olímpicos Rio 2016. Em 2019, através da Emusa, a Prefeitura contratou um projeto executivo para a restauração e uma obra emergencial de contenção de encostas. Somente em 2022, uma intervenção completa de restauração através da empresa LCD Construções e Serviços Ltda. foi contratada pela EMUSA, após a devida aprovação pelo IPHAN e regularização da situação com a Secretaria do Patrimônio da União - SPU, que cedeu a gestão da ilha à Prefeitura de Niterói. Portanto, para se chegar ao momento atual, foram necessários 10 anos de trabalhos intensos para que a Ilha da Boa Viagem seja enfim valorizada e entregue à população.

Saiba mais sobre a obra de restauração e a história da Ilha da Boa Viagem.


As obras de restauração estão previstas para serem concluídas em final de agosto, quando serão iniciadas as atividades de visitas guiadas. O prédio conhecido como Casarão ou Castelo, ainda receberá uma acervo educacional que estará concluído até o final do ano.

Veja as fotos da Ilha da Boa Viagem:

COMO ESTAVA ANTES DA OBRA:




COMO ESTÁ FICANDO:






Fotos Leonardo Simplicio

OBRAS:





Fotos Leonardo Simplício

Falta pouco!

Axel Grael
Prefeito de Niterói


--------------------------------------------------------

LEIA TAMBÉM:

VISTORIA DAS OBRAS DE RESTAURAÇÃO DA ILHA DA BOA VIAGEM

2 comentários:

  1. Bom dia Prefeito! Li hoje sobre a primeira Ilha Museu do país, e que a capela da Ilha de Boa Viagem é de 1650. Que acervo vai ter nesse museu? Será mais um museu artístico? É impressionante ter contato com uma construção de 1650. Certo? Mas essa se perdeu e a capela foi reconstruída em 1780. Quanto interessante seria ter um acervo com cartas e documentos da mesma época da primeira capela? Mais antiga que a atual, mas contemporânea da primeira. Quanto interessante seria ter nesse museu a história do Brasil que ainda não está nos livros? Eu tenho esse acervo e não consigo fazer esse museu acontecer em Niterói. Esse niteroiense aqui, está começando a pensar em desistir de Niterói.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcos. O tema museológico da Ilha será "O Homem na Guanabara"

      Excluir

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.