quinta-feira, 12 de janeiro de 2023

OBRAS DA RESTAURAÇÃO DA ILHA DA BOA VIAGEM SERÃO CONCLUÍDAS NO SEGUNDO SEMESTRE DE 2023






Mais uma boa notícia para começar o ano de 2023: as obras da restauração da Ilha da Boa Viagem, uma joia de Niterói, serão entregues no segundo semestre. Na última quarta-feira (11), vistoriei o andamento das intervenções no local. A Prefeitura de Niterói está reformando os acessos e vias internas, além das edificações do chamado "Castelo", a Capela Nossa Senhora da Boa Viagem e o Fortim.

Há pelo menos 10 anos acompanho muito de perto o projeto de recuperação da Ilha da Boa Viagem. Em 2013, recebi do então prefeito Rodrigo Neves a incumbência de promover a recuperação e a abertura à visitação pública da Ilha, um dos mais importantes patrimônios culturais e marcos paisagísticos de Niterói. Após reestruturar a ponte de acesso ao local, reabri-la brevemente à visitação para os Jogos Olímpicos de 2016, em 2022 iniciamos as obras de restauração do patrimônio da Ilha da Boa Viagem. As intervenções foram devidamente autorizados pelo Secretaria do Patrimônio da União - SPU, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - Iphan e pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade - SMARHS.

Concluídas as intervenções, passaremos ao planejamento para reabrir a Ilha da Boa Viagem à visitação para que a população de Niterói, turistas e visitantes possam aproveitar esse que é um dos lugares mais bonitos de Niterói. Da Ilha é possível ver toda a Baía de Guanabara, a nossa cidade e o MAC, que fica aqui ao lado. Com certeza, será mais uma bela atração turística.

A recuperação e preservação da Ilha da Boa Viagem é mais uma obra que integra o Plano Niterói 450 anos, um conjunto de ações que prevê investimentos de R$ 2 bilhões em toda a cidade, entre 2022 e 2024. Como o conjunto arquitetônico local é tombado pelo Iphan, o Município apresentou o projeto de restauração sem descaracterizar o patrimônio histórico. O projeto foi aprovado e a Prefeitura está realizando a obra com recursos próprios, no valor de R$ 5,5 milhões.

SOBRE A ILHA DA BOA VIAGEM - A Ilha da Boa Viagem abriga dois monumentos históricos: a Capela de Nossa Senhora da Boa Viagem e o Fortim, ambos do século XVIII. Entre a Segunda Guerra Mundial e o fim da década de 1940, também foram construídas mais duas muralhas, sendo uma delas semelhante a um pequeno castelo. A Ilha conecta-se ao continente por meio de uma ponte de concreto. Tombada como patrimônio natural e histórico, Boa Viagem tem edificações construídas no alto de uma escada de 127 degraus, o que torna o local um destino curioso, cheio de vistas deslumbrantes.

Axel Grael
Prefeito de Niterói


--------------------------------------------------------


LEIA TAMBÉM

Começa a obra de restauração da Ilha da Boa Viagem
ILHA DA BOA VIAGEM: Obras de restauração próximas do início
ILHA DA BOA VIAGEM: Projeto de restauração será apresentado ao Iphan
ILHA DA BOA VIAGEM - fotos da abertura à visitação pública
Reportagem do RJTV - Um "Programão" na ILHA DA BOA VIAGEM
ILHA DA BOA VIAGEM JÁ RECEBEU MAIS DE 3 MIL VISITANTES
TURISTAS DE 11 PAÍSES JÁ VISITARAM A ILHA DA BOA VIAGEM DESDE REINAUGURAÇÃO
ILHA DA BOA VIAGEM ABERTA À VISITAÇÃO - registros do primeiro dia de funcionamento regular
ILHA DA BOA VIAGEM - Bem-vindo à Ilha da Boa Viagem
ILHA DA BOA VIAGEM É REABERTA AO PÚBLICO OFICIALMENTE
ILHA DA BOA VIAGEM - fotos da abertura à visitação pública
ILHA DA BOA VIAGEM - Bem-vindo à Ilha da Boa Viagem
ILHA DA BOA VIAGEM - Visitas à Ilha da Boa Viagem regressam ao circuito turístico
ILHA DA BOA VIAGEM, EM NITERÓI, REABRE PARA VISITAÇÃO APÓS 20 ANOS



4 comentários:


  1. 1 - Será que a Capela vai ficar aberta à visitação, ou vamos encontrá-la fechada, como da outra vez em que a Ilha foi aberta?
    2- Uma sugestão

    ResponderExcluir
  2. Uma sugestão:
    Que tal um teleférico ou bondinho, ligando o MAC, à Ilha da Boa Viagem, sem prejudicar o tombamento, feito pelos poder público?
    Os turistas lutariam a cidade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chegamos a pensar nessa possibilidade, mas tivemos uma posição contrária dos órgãos dos órgãos gestores do patrimônio histórico e cultural.

      Excluir

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.