sábado, 8 de abril de 2023

DIA DO JORNALISTA: mensagem de gratidão aos profissionais de comunicação da Prefeitura


Ontem, foi o Dia do Jornalista. Sabe o por que é celebrado no dia 7 de abril?

A data foi instituída em 1931, pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI), em honra à memória do médico e jornalista Giovanni Battista Líbero Badaró, importante personalidade na luta pelo fim da monarquia portuguesa e Independência do Brasil. Líbero Badaró defendia a liberdade de imprensa e mantinha um jornal de oposição ao império.

Giovanni Badaró foi assassinado no dia 22 de novembro de 1830, em São Paulo, por alguns dos seus inimigos políticos. O movimento popular que se gerou por causa do seu assassinato levou D. Pedro I a abdicar do trono em 1831, no dia 7 de abril, deixando o lugar para seu D. Pedro II, seu filho, com apenas 14 anos de idade. Mas, foi só em 1931, cem anos depois do acontecimento, que surgiu a homenagem e o dia 7 de abril passou a ser Dia do Jornalista.

Ontem, expressei a minha gratidão aos profissionais de comunicação da minha equipe na Prefeitura de Niterói, com a seguinte mensagem.


Imagem da Agência Brasil.

Aos jornalistas da Prefeitura de Niterói,

Me considero uma pessoa de sorte. Mesmo que às vezes de forma caótica, sempre consegui conciliar nas minhas atividades, simultaneamente, várias dimensões que sempre foram prioridade para mim: sustentabilidade, esporte, profissão, sonho/ideologia, militância, gestão pública (melhorar a vida das pessoas), tudo isso sempre com muita reflexão e trabalho intenso. Portanto, conciliei o ambientalismo e a minha formação de engenheiro florestal, unindo profissão, convicção, concepção de mundo e ideologia.

Filho de militar, morei em várias partes do país e fiz amizades em cada um desses locais. Minha profissão me levou a trabalhar na Amazônia, Mata Atlântica, Cerrado e em outros biomas brasileiros. Viajando e morando em várias partes do país, aprendi muito sobre o Brasil e refleti sobre soluções para os nossos problemas e formas de potencializar as nossas vocações.

Vejamos algumas dessas dimensões:

GESTOR PÚBLICO: Sou gestor público de carreira: engenheiro florestal concursado da Secretaria de Meio Ambiente da Cidade do Rio de Janeiro - SMAC. Fui presidente do Instituto Estadual de Florestas - IEF-RJ, da Fundação Estadual de Engenharia do Meio Ambiente - FEEMA, liderei a criação do atual INEA e tive outras funções importantes.

* Nesse período, me via cercado de ambientalistas e experientes profissionais da área ambiental.

SETOR PRIVADO E EMPREENDEDOR: Trabalhei no setor privado, na indústria e, principalmente, no setor de consultoria ambiental. Fui também empresário nesse setor, com a criação da empresa Grael Ambiental.

* Nessa dimensão, me via cercado de consultores experientes e de alguns dos melhores profissionais em diversas especialidades.

MOVIMENTO SOCIOAMBIENTAL: Desde o final da década de 1970, atuei no movimento ambientalista e social. Fundei o Movimento de Resistência Ecológica - MORE (1980), o Movimento Cidadania Ecológica - MCE (1989), presidi (1998-1999) o Instituto Baía de Guanabara - IBG e ajudei os meus irmãos a criar o Instituto Rumo Náutico - Projeto Grael (1998), dentre outras iniciativas.

* Nessa dimensão, atuei com idealistas e militantes que marcaram a minha vida e muitos ainda estão próximos nas minhas relações pessoais.

PROJETO GRAEL: No Projeto Grael me tornei empreendedor social (finalista do Prêmio Empreendedor Social, 2010: Folha de S. Paulo e Fundação Schwab), aprofundei no tema da educação, da inclusão social e do esporte como instrumento de promoção social.

* Com o Projeto Grael, acrescentei uma nova dimensão, me relacionando com os melhores profissionais do Terceiro Setor e aprendendo muito com a construção de uma gestão exemplar de uma ONG modelo.

POLÍTICO: Na dimensão política, acompanhei a criação do Partido Verde, no qual militei por muitas décadas. Em 2020, me filiei ao PDT, partido pelo qual fui eleito prefeito de Niterói.

* Tive a oportunidade de me relacionar com a militância e com nomes históricos da vida pública brasileira, como Leonel Brizola, Darcy Ribeiro, Alfredo Sirkis, Rodrigo Neves, Carlos Minc, Fernando Gabeira e tantos outros nomes de expressão.

INTERNACIONAL: com a minha participação como dirigente da organização Companheiros das Américas e na atuação na agenda do Clima e Sustentabilidade, passei a ganhar uma dimensão mais global.

* Convivi com pessoas dedicadas a promover parcerias com o RJ e com o olhar na dimensão planetária.

PREFEITO: Após 8 anos como vice-prefeito ou como secretário de Rodrigo Neves, fui eleito prefeito de Niterói. O auge da minha trajetória até aqui!

Como prefeito, deixo de ser apenas engenheiro florestal, ambientalista, empreendedor social, gestor público etc. Assumo a responsabilidade de cuidar de uma cidade, de meio milhão de habitantes, com toda a complexidade e diversidade de demandas. Passei a me relacionar com a população da cidade, na sua mais diversa expressão, com a equipe que eu escolhi como secretários (as), com o parlamento, com gestores políticos e lideranças partidárias, gestores de políticas públicas, servidores públicos, lideranças comunitárias, acadêmicas, representações das mais importantes representações da sociedade etc.

* No meu entorno, a diversidade também aumentou. São pessoas de destaque de cada uma dessas dimensões.

Mas, uma coisa mudou muito e reconheço nessa mudança o tamanho do desafio que exerço agora. Mais do que nunca, preciso ouvir e ser ouvido e por isso. Por isso, dentre os profissionais no meu entorno imediato, passei a contar com um seleto grupo dos melhores profissionais de comunicação. Dentre eles estão:

- Mariane Thamsten
- Simone Porto
- Flávia Abranches Rizzetto
- Leonardo Caldeira e a equipe da CGCOM
- Gabriela Wolthers
- Rodrigo Camarão
- Bianca Leão
- Raiana Collier
- Pamela Souza
- Nathalia Terleski

E tantos outros...

Muito obrigado pela parceria de vocês e VIVA O DIA DO JORNALISTA!

Axel Grael

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.