sábado, 20 de junho de 2020

Repaginação do Canto Sul da Praia de Itaipu será concluída na próxima quinta


Mais uma importante entrega do Programa Região Oceânica Sustentável (PRO SUSTENTAVEL) acontecerá na próxima quinta-feira: a urbanização do Canto da Praia de Itaipu.

Trata-se de uma das localidades mais apreciadas pela população de Niterói e turistas, que frequentam a região em busca das águas calmas da praia, da gastronomia e da cultura da colônia de pescadores da área, que emprestam ao local um ar bucólico e interessante.

A obra valoriza a paisagem e os acessos à comunidade local, dá uma melhor ambiência ao Museu Arqueológico de Itaipu, oferece um palco para pequenas manifestações culturais, destina um espaço para feira de artesanato, permite a acessibilidade para cadeirantes à praia, ordena o estacionamento, oferece uma infraestrutura de apoio para os pescadores e resolve antigos problemas de saneamento e drenagem.

Parabéns à cidade de Niterói, à comunidade de Itaipu, à equipe da SEPLAG, do PRO Sustentável e ao arquiteto Renato Esteban. A obra ficou muito boa.

Axel Grael



----------------------------------------------------------------


Repaginação do Canto Sul da Praia de Itaipu será concluída na próxima quinta


Melhorias trazem uma nova perspectiva para moradores, turistas e pescadores da região, que é um dos locais mais visitados de Niterói - Divulgação / Berg Silva


Após sete meses de obras, orla revitalizada ganha deck, praça de eventos, acessibilidade e apoio a pescadores


Por O Dia

Niterói - A segunda etapa das obras de requalificação urbana do Canto Sul da Praia de Itaipu será entregue na próxima quinta-feira (25). Após sete meses de trabalho, esse trecho da orla recebeu uma grande restauração paisagística, com a organização dos estacionamentos que existiam no local, e ganhou praça de eventos, rampa de acessibilidade ao banho de mar para pessoas com dificuldades de locomoção - principalmente cadeirantes - e deck de madeira, além da construção de pequenas edificações de apoio para a atividade pesqueira.

Com a conclusão desta segunda etapa do projeto, serão entregues também pequenas edificações de apoio para a atividade pesqueira, a qual conta com a participação da Coordenação da Economia Solidária. Os novos espaços têm salas de reunião e de administração, além de um depósito de pescado.

O prefeito Rodrigo Neves enfatiza que todas estas melhorias trazem uma nova perspectiva para moradores, turistas e pescadores da região, que é um dos locais mais visitados de Niterói. E ressalta que a requalificação urbana e as edificações contribuirão para fomentar e desenvolver a economia local. 

“Esta obra mudou a chegada à praia de Itaipu, com um melhor ordenamento do espaço público, evidenciando ainda mais o patrimônio local, aumentando as potencialidades turísticas e valorizando a cultura pesqueira tradicional nesta região, além de ser um projeto que priorizou a questão da acessibilidade, com inclusão social. Todo o processo de intervenção teve a participação dos moradores, comerciantes, pescadores e agentes do patrimônio histórico cultural, tendo em vista que o trecho é tombado”, ressalta ele. 

O projeto foi desenvolvido pela Secretaria Municipal de Planejamento e Modernização da Gestão (Seplag), por meio do programa PRO-Sustentável, e contou com investimentos da Cooperação Andina de Fomento (CAF) no valor de R$ 1,9 milhão, com atuações específicas do arquiteto Renato Esteban, idealizador do projeto, e dos engenheiros Jorge Atkins e José Carlos, especialistas em hidrologia e em obras, respectivamente. O Canto de Itaipu, também conhecido como Vila dos Pescadores, é um dos locais de referência em Niterói, sendo um núcleo de atividades voltadas para a pesca, acervo histórico com o museu arqueológico e atividades de esporte e turismo.

“Todo o diferencial desta obra parte do princípio de que os verdadeiros idealizadores são os beneficiários diretos, ou seja, quem vive no local e frequentadores da praia de Itaipu, para melhor referenciar os resultados e abranger as melhores técnicas para a execução das obras”, explica Renato Esteban.

Fonte: O Dia



--------------------------------------------------------


LEIA TAMBÉM:
Prefeitura de Niterói licita obras de Requalificação Urbana do Canto de ItaipuA Filha ‘Careca’ de Itaipu será recuperada




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.