sábado, 7 de março de 2020

PARNIT: Trabalho voluntário em parques de Niterói ganha exposição de fotografias



Com dirigentes, equipe e voluntários do PARNIT.

Com a subsecretária da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMARHS), Amanda Jevaux, e Alex Figueiredo, administrador do PARNIT. 

Falando sobre a política de proteção às áreas verdes e a experiência de Niterói com a motivação e a gestão do trabalho voluntário.  

Abertura da Exposição

Foram sorteados entre os presentes publicações sobre parques e trilhas de Niterói.

Gravando na sede do PARNIT a marca da "pegada" que indica a trilha de longo curso - um programa nacional, que inclui o PARNIT.  


Participei ontem da abertura da exposição "O Trabalho Invisível", sobre a participação de voluntários na gestão e conservação do Parque Natural Municipal de Niterói - PARNIT, criado pelo Decreto 11.744/2014, assinado pelo prefeito Rodrigo Neves, que ampliou a proteção do Morro da Viração para praticamente todo o maciço do Morro da Viração e protegeu várias outras áreas verdes da cidade, elevando o percentual de áreas protegidas a mais da metade do território municipal.

O PARNIT conta com um grupo de voluntários cadastrados em um grupo de zapp com cerca de 180 participantes. Segundo o administrador do PARNIT, o geógrafo Alex Figueiredo, são desenvolvidas cerca de 4 a 6 ações por semana, contando cada uma delas com cerca de seis voluntários.

Para os interessados em participar como voluntários, podem se inscrever através do Facebook e Instagram, pelo e-mail: voluntariosparnit@gmail.com ou preenchendo uma ficha com seus dados no próprio local da exposição, ou seja no Centro de Visitantes, que é a sede do PARNIT, no "Parque da Cidade".


Convite para a exposição "O Trabalho Invisível".

Grupo de voluntários atuando no PARNIT.

Voluntária atuando em área afetada por queimada no PARNIT.

GUIA DE TRILHAS NITERÓI - MARICÁ

Na ocasião, recebi um valioso presente: um exemplar do "Guia de Trilhas de Niterói e Marica", autografado pelo autor Leandro do Carmo, do Clube Niteroiense de Montanhismo - CNM.


Outra boa experiência de Niterói no trabalho voluntário, está na Defesa Civil municipal, que já reúne mais de 2.100 agentes voluntários, em 102 Núcleos de Defesa Civil, em 69 comunidades. Recentemente, demos início a um novo modelo de atuação, incluindo os chamados NUDEC Condomínios, que capacita voluntários em prédios e condomínios horizontais.

Assim como ocorre em outros países, a participação do colaboradores voluntários e com motivação cidadã, é decisivo para a qualidade da gestão e a integração das áreas protegidas com as comunidades do entorno destes parques.

Niterói segue em frente mostrando um caminho inovador para o avanço rumo à sustentabilidade urbana.

Axel Grael
Secretário
Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão - SEPLAG
Prefeitura de Niterói







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.