sábado, 7 de março de 2020

Defesa Civil de Niterói e Cruz Vermelha discutem ações integradas em casos de fortes chuvas



As políticas públicas de resiliência e a Defesa Civil de Niterói estão entre as mais destacadas no país e a cidade tem se beneficiado destes avanços, como ficou evidente nas últimas chuvas, quando o Rio de Janeiro e outros municípios da Região Metropolitana foram duramente afetados e Niterói superou bem.

Desde 2013, mais de 500 milhões de reais foram investidos em obras de contenção de encostas, mais de 200 milhões em obras de macrodrenagem, além da estruturação da Secretaria Municipal de Defesa Civil e Geotecnia.

O investimento da Prefeitura de Niterói também inclui o monitoramento meteorológico 24h, que permite a avaliação e adoção de estratégias da Defesa Civil, principalmente, no que tange aos eventos extremos de chuvas e ventos. Atualmente a cidade conta com 51 pluviômetros, que permitem o monitoramento em tempo real do volume de chuva que incide em cada região, possibilitando a tomada de ações de avaliação de risco e de eventuais evacuações de área com o uso do Sistema de Alerta e Alarme por Sirenes. Estão instaladas na cidade 30 plataformas do Sistema de Alerta e Alarme por Sirenes, em 25 comunidades.

Com a nova Defesa Civil de Niterói vieram planos e protocolos de atuação em casos de contingência, a implantação de ferramentas tecnológicas, a implantação de uma rede de 102 Núcleos Voluntários de Defesa Civil - NUDEC, incluindo comunidades e, mais recentemente, também os chamados NUDEC Condomínios, reunindo mais de 2.000 voluntários treinados para atuação em situação de emergência e ações preventivas.

Também merece destaque o trabalho que vem sendo realizado no controle de construções em áreas de risco, que é coordenado pelo Grupo Executivo para o Crescimento Ordenado e Preservação das Áreas Verdes (Gecopav) realiza a fiscalização de áreas verdes e atua na prevenção de crescimento desordenado. Mais de 140 edificações irregulares foram demolidas e mais de 700 notificações foram emitidas nos últimos três anos.

A Defesa Civil de Niterói também desenvolve um trabalho pioneiro e inovador na área de prevenção e controle de incêndios em vegetação (queimadas), que inclui a formação de um corpo de voluntários com formação específica, que passam a integrar o chamado NUDEC Queimadas.

Axel Grael
Secretário
Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão - SEPLAG
Prefeitura de Niterói



--------------------------------------------------------



Defesa Civil de Niterói e Cruz Vermelha discutem ações integradas em casos de fortes chuvas




Ações de prevenção e resposta serão alinhadas entre os dois órgãos

Na tarde desta terça-feira (3), representantes da Secretaria Municipal de Defesa Civil e Geotecnia e da Cruz Vermelha de Niterói estiveram reunidos para discutirem o reforço das estratégias relacionadas às ações no caso de chuvas fortes como as ocorridas nos últimos dias na Região Metropolitana do estado, incluindo Niterói. Entre as propostas apresentadas estão o alinhamento das ações, a integração nas medidas de prevenção e resposta e as diretrizes de trabalho.

A comitiva da Cruz Vermelha conheceu o Centro de Monitoramento e Operações da Defesa Civil de Niterói, bem como o funcionamento do protocolo de alerta e alarme do município. A Cruz Vermelha faz parte desse protocolo por ser um órgão de respeitabilidade reconhecida, dispondo de uma equipe de voluntariado sempre pronta para o apoio nas ações da Defesa Civil.

Durante o encontro, o subsecretário Defesa Civil e Geotecnia, Eric Oliveira, falou sobre as respostas positivas em relação às ocorrências das últimas chuvas que caíram na cidade. Além do subsecretário, participaram da reunião Renata Teixeira, da Defesa Civil de Niterói, o presidente e vice-presidente da Cruz Vermelha Niterói, Anderson Dopazo e Renata Cardoso, que estavam acompanhados pelo instrutor Carlos Augusto.


Fonte: Prefeitura de Niterói




--------------------------------------------------



LEIA TAMBÉM:

CLIMA E RESILIÊNCIA URBANA: Publicação registra os resultados de evento de cidades latino-americanas realizado em Niterói    

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.