domingo, 15 de março de 2020

Parque da Cidade de Niterói terá obras de revitalização em 30 dias



Projeto arquitetônico do parque evidencia opção por mais áreas arborizadas e espaços de convivência Foto: Divulgação


Projeto prevê espaço mais arborizado e melhor infraestrutura para visitantes. Estacionamento poderá ser proibido no local, que teria acesso por vans particulares

Carolina Ribeiro

RIO — Lotado nos fins de semana e ponto de encontro para observação do pôr do sol e para a prática de voo livre, o Parque da Cidade, em São Francisco, será revitalizado. Parte da intervenção vai aprimorar a área de circulação entre o Centro de Visitantes e as rampas de voo, com acesso por deques e caminhos arborizados. As obras, no valor de R$ 252 mil, devem começar dentro de 30 dias e durar cinco meses. O pacote de melhorias inclui a manutenção das rampas, já realizada no ano passado; uma nova sede e mudança no sistema de estacionamento.

Serão criados mais pontos de recreação e contemplação da natureza. A ideia é melhorar a experiência dos visitantes e estimular maior tempo de permanência no parque. Para isso, serão instalados deques de contemplação e criados novos caminhos de acesso às pistas de voo livre, com tratamento paisagístico.

— O Parque da Cidade e o Museu de Arte Contemporânea são os pontos da cidade mais visitados por turistas. O parque também é procurado por muitos niteroienses. Um lugar com uma vista espetacular e que requer mais cuidados — avalia Axel Grael, secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão.





A obra de infraestrutura foi dividida em quatro fases: a primeira, de manutenção das rampas, já está concluída; e a segunda, que começa em breve, é a intervenção paisagística no espaço de convivência. A terceira contempla a reforma do Centro de Visitantes e a construção da nova sede administrativa, em área anexa; e a última será de melhoria da acessibilidade e requalificação do estacionamento.

— O projeto ainda está em fase de estudo e elaboração, mas a ideia para resolver as poucas vagas é criar um sistema de vans para levar os visitantes ao parque, evitando que as pessoas subam de carro. Não temos como aumentar o estacionamento — ressalta Axel, que adianta que o serviço será cobrado. — Faremos uma cotação das empresas que oferecem o serviço. Haverá cobrança, mas o valor não será alto, até porque o trecho é curto. Quem vai de carro também tem um custo.

O Parque da Cidade, área do Parque Natural Municipal de Niterói, recebe aproximadamente dois mil visitantes por dia aos sábados, domingos e feriados. As obras serão realizadas com verbas do Ministério do Turismo e envolvem Secretaria de Meio Ambiente, Neltur e Emusa.


Fonte: O Globo Niterói




--------------------------------------------------------------



SAIBA MAIS SOBRE O PARQUE DA CIDADE:

POTENCIAL ECONÔMICO DOS PARQUES EM NITERÓI: o exemplo dos parques urbanos nos EUA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.