sexta-feira, 2 de março de 2018

TURISMO: Parques brasileiros registram recorde de visitantes



Chapada dos Veadeiros. Crédito: Embratur


Estudo do ICMBio revela que mais de 10 milhões de pessoas visitaram as unidades de conservação em 2017

Apontadas como um dos principais diferenciais do Brasil em relação aos demais destinos turísticos internacionais, as unidades de conservação registraram um salto de 20% no número de visitantes em 2017 na comparação com o ano anterior. De acordo com dados apresentados em primeira mão pelo presidente do ICMBio, Ricardo Soavinski, 10,73 milhões de pessoas visitaram atrativos naturais sob a gestão do instituto.

“Temos um enorme potencial a desenvolver nessa área. Somos considerados o número um do mundo em atrativos naturais e precisamos explorar melhor esse nosso diferencial sempre de forma sustentável”, comentou o ministro do Turismo, Marx Beltrão. De acordo com o estudo de competitividade no turismo do Fórum Econômico Mundial, entre 136 países avaliados, o Brasil ocupa a primeira colocação no quesito atrativos natural.

“É preciso entender que, para desenvolver o turismo nas unidades de conservação, precisamos primeiro criar condições de o turista chegar até elas por meio de estradas e aeroportos, mas nem sempre temos essa infraestrutura”, afirmou Ricardo Soavinski. O presidente do ICMBio sustentou que a entidade tem se fortalecido e a criação de um fundo com recursos de compensações ambientais criado por Medida Provisória vai ajudar na estruturação e abertura dos parques. Atualmente, o ICMBio estuda a viabilidade de concessões dos serviços públicos em 18 parques nacionais.

De acordo com dados apresentados em primeira mão pelo presidente do ICMBio, Ricardo Soavinski, 10,73 milhões de pessoas visitaram atrativos naturais sob a gestão do instituto.
“Enquanto agora passamos dos 10 milhões de visitantes, os EUA registram mais de 300 milhões”. Pedro Passos
De acordo com o estudo de competitividade no turismo do Fórum Econômico Mundial, entre 136 países avaliados, o Brasil ocupa a primeira colocação no quesito atrativos natural.

Para Pedro Passos, presidente do Conselho de Administração da Natura e fundador do Semeia, apesar de ter registrado aumento nas visitações das unidades de conservação, o Brasil precisa avançar muito mais. “Enquanto agora passamos dos 10 milhões de visitantes, os EUA registram mais de 300 milhões”, comentou Pedro Passos.

O editor da entidade do terceiro setor e idealizador do Wikiparques, Eduardo Pegurier, também traçou um paralelo entre parques nacionais e dos EUA. “Mesmo se computarmos as distorções do câmbio e o tamanho da população, vamos perceber que os nossos parques nacionais estão muito aquém do potencial de visitação”, afirmou. Ele ressaltou que a visitação ajuda, inclusive, na preservação das espécies. “As áreas de visitação são mínimas se comparadas com o tamanho total dos parques e o faturamento ajuda no desenvolvimento de pesquisas e preservação das fauna e flora”, comentou.

Também participaram do painel sobre o desenvolvimento sustentável do turismo nos parques o presidente do Grupo Cataratas do Iguaçu SA, Bruno Marques, e o idealizador da Transcarioca, Pedro Cunha Menezes. O painel fez parte do evento Mais Turismo, Mais Emprego e Renda, realizado pelo O Globo, nesta terça-feira (27), em parceria com o Ministério do Turismo.

Fonte: Ministério do Turismo



---------------------------------------------------------------





Soavinski palestra em Seminário do jornal O Globo

O Seminário Mais Turismo, Mais Emprego e Renda foi aberto pelo ministro do Turismo, Marx Beltrão, hoje (27), no Rio de Janeiro.

O jornal O Globo promoveu nesta terça-feira (27) o seminário Mais Turismo, Mais Emprego e Renda. O evento aberto pelo ministro do Turismo, Marx Beltrão, debateu os principais gargalos do setor, medidas em discussão no Congresso Nacional para aumentar a conectividade aérea e ampliar o uso sustentável dos parques temáticos para promover o desenvolvimento do turismo no Brasil. O presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Ricardo Soavinski, também palestrou sobre as Novas Fronteiras do Turismo. A colunista do jornal O Globo e apresentadora da Globo News, Flávia Oliveira, foi a responsável por mediar os debates.

O Brasil recebe menos de 0,5% de todos os turistas internacionais que viajam pelo mundo. São pouco mais de 6,5 milhões de turistas internacionais por ano. Enquanto os brasileiros gastaram 19 bilhões de dólares no exterior, o turista estrangeiro deixou 5,8 bilhões de dólares na economia nacional, gerando um déficit de mais de 13 bilhões de dólares.


“A melhor forma de encontrar soluções inovadoras para problemas históricos do nosso setor é reunir todos os envolvidos e debater os temas de forma ampla e profunda”, comentou o ministro do Turismo, Marx Beltrão. “O turismo tem muito a colaborar com o desenvolvimento no Brasil e, para isso, precisamos alinhar todas as forças do nosso setor”, completou. Já o presidente do ICMBio apresentou os dados de visitação dos parques nacionais durante o ano de 2017. Os números revelam aumento na visitação em relação ao ano de 2016.

O evento, realizado em parceria com a Pasta como parte das comemorações de 15 anos do MTur, foi dividido em três painéis: o primeiro sobre o pacote de medidas lançado pelo governo federal para desburocratizar, gerar mais emprego e renda no setor; o segundo sobre a conectividade aérea e o terceiro sobre o turismo em unidades de conservação. “O turismo já deu mostras em várias partes do mundo de como pode se tornar um importante vetor da economia e ajudar as nações a enfrentarem momentos de crise”, comentou a jornalista Flávia Oliveira.

O Brasil recebe menos de 0,5% de todos os turistas internacionais que viajam pelo mundo. São pouco mais de 6,5 milhões de turistas internacionais por ano. Enquanto os brasileiros gastaram 19 bilhões de dólares no exterior, o turista estrangeiro deixou 5,8 bilhões de dólares na economia nacional, gerando um déficit de mais de 13 bilhões de dólares. O pacote de medidas lançado pelo Ministério do Turismo prevê a geração de 2 milhões de empregos, a ampliação para 12 milhões os números de chegadas internacionais, inserir 40 milhões de brasileiros no mercado interno de viagens e aumentar para US$ 19 bilhões a arrecadação com o turismo internacional.

O pacote de medidas lançado pelo Ministério do Turismo prevê a geração de 2 milhões de empregos, a ampliação para 12 milhões os números de chegadas internacionais, inserir 40 milhões de brasileiros no mercado interno de viagens e aumentar para US$ 19 bilhões a arrecadação com o turismo internacional.

Por Ascom Ministério do Turismo.
Comunicação ICMBio
61 20289280

Fonte: ICMBio









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.