quinta-feira, 10 de novembro de 2016

PROGRAMA “VEM PASSARINHAR”: Parque Estadual da Ilha Grande realiza caminhada de observação de pássaros



Fotógrafo: Anna Julia Goulart


Os participantes da caminhada supervisionada pela guarda-parque Anna Giulia puderam registrar espécies nativas e raras da Mata Atlântica

Amantes da natureza capturaram, através da lente de suas câmeras e binóculos, espécies endêmicas da Mata Atlântica neste final de semana, dos dias 5 e 6 de novembro, no Parque Estadual da Ilha Grande, administrado pelo INEA na região da Costa Verde. A iniciativa faz parte do programa "Vem Passarinhar", que busca estimular a prática da observação de aves como ferramenta de conservação.

 - Os observadores de aves ajudam os gestores ao trazer informações sobre as espécies avistadas e contribuem para a conscientização sobre a importância da preservação da nossa biodiversidade - afirmou o secretário do Ambiente, André Corrêa.

Os participantes da caminhada supervisionada pela guarda-parque Anna Giulia puderam registrar espécies nativas e raras da Mata Atlântica, como, por exemplo: o Macuco (Tinamus solitarius), espécie quase ameaçada; a Araponga (Procnias nudicollis), espécie vulnerável; e o chauã, espécie em perigo de extinção (Amazona rhodocorytha), dentre muitas outras avistadas durante o passeio.

O programa "Vem Passarinhar" teve início em 2015 nas unidades de conservação estaduais. Apesar do curto período de criação, já apresenta resultados expressivos em favor da conservação e do papel educador que a atividade de observação de aves pode oferecer: em 2015, foram registradas 393 espécies. Desse total, 85 espécies são endêmicas da Mata Atlântica.

No final de semana anterior (dias 28 e 29 de outubro), a equipe de guarda-parques do INEA promoveu oficinas de educação ambiental para crianças de comunidades do entorno do parque estadual, assim como brincadeiras lúdicas que ressaltaram a importância da preservação da fauna e flora nativa, além da doação de mudas. O guarda-parque Pedro Caetano ainda palestrou na sede Parque sobre a fauna e o ambiente da Ilha. Funcionários do Parque da Lagoa do Açu também apoiaram as atividades desenvolvidas que atraíram mais de 200 visitantes para o Parque Estadual da Ilha Grande.

Fonte: SEA








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.