domingo, 11 de setembro de 2016

SEGURANÇA EM NITERÓI: Cidade da Ordem Pública será inaugurada no próximo dia 21



Obras no Barreto estão em fase de finalização. Cidade da Ordem Pública ocupará espaço de antigo quartel do Exército. Foto: Luciana Carneiro/Prefeitura de Niterói


Espaço vai abrigar a Guarda, a Secretaria de Ordem Pública e o Departamento de Fiscalização de Posturas

A Cidade da Ordem Pública Marcus Jardim, que vai reunir a Guarda Municipal, a Secretaria de Ordem Pública e o Departamento de Fiscalização de Posturas, no Barreto, na Zona Norte de Niterói, será inaugurada no próximo dia 21 de setembro. O anúncio foi feito pelo prefeito Rodrigo Neves durante visita ao local realizada na manhã desta sexta-feira.

O equipamento vai ocupar uma área de mais de 5,3 mil metros quadrados e vai funcionar onde existia o 4º GCAM (4º Grupo de Companhias de Administração Militar).

No espaço destinado à Guarda Municipal haverá um auditório com capacidade para 350 pessoas; alojamentos masculino e feminino; refeitório; três salas de aula; salas do departamento de ensino, da corregedoria, do inspetor-geral e do de dia, e da ouvidoria; depósito de mercadorias apreendidas; almoxarifado; setor de comunicações; Coordenadoria de Trânsito; setor de planejamento; RH; arquivo; 13 banheiros e depósito de lixo.

A Secretaria de Ordem Pública contará, além dos gabinetes do secretário e dos subsecretários administrativo e operacional, com salas de monitoramento, logística, de reunião e de apoio, coordenadoria de inteligência, arquivo e oito banheiros.

Já o Departamento de Fiscalização de Postura terá recepção, salas de fiscais, do diretor e de reunião, cartório, arquivo, copa, sete banheiros e depósito de lixo.

Futuramente, a Cidade da Ordem Pública vai ganhar também um canil e um estande de tiro que será utilizado no treinamento dos agentes públicos.

Formatura – Está marcada para o próximo dia 28 a formação da quarta e última turma de aprovados do concurso da Guarda Municipal, que foi realizado em 2014. Ao todo 57 novos agentes irão para as ruas. Nesta gestão, dobrou-se o efetivo da Guarda Municipal, que passou a contar com cerca de 600 integrantes. Os locais da cidade que receberão o reforço de efetivo ainda não foram definidos pelo comando da corporação.

O prefeito Rodrigo Neves destacou a importância da inauguração da Cidade da Ordem Pública.

“Esta área ficou degradada e abandonada durante muitos anos. Municipalizamos essa área, que passou da administração do Exército para a Prefeitura e estruturamos esse projeto que era um sonho da Guarda Municipal há muitos anos, décadas. A Guarda nunca teve uma sede, muito menos um centro de formação. Além de contribuir para a requalificação da área e qualidade de vida para os moradores, vai nos ajudar a alcançar o objetivo de transformar a Guarda Municipal de Niterói na melhor guarda do Estado do Rio de Janeiro”, declarou.

O secretário municipal de Ordem Pública, coronel Gílson Chagas, falou com orgulho sobre a nova sede da Guarda Municipal.

“Vamos inaugurar um dos maiores complexos de segurança pública do Estado. Não vai existir outra Guarda com uma estrutura como essa. Teremos equipamentos para avançar ainda mais na segurança pública. Esperamos muito tempo para isso e agora se torna realidade”, frisou o secretário.

O inspetor-geral da Guarda Municipal, Paulo Brito, afirmou que os guardas tiveram papel fundamental na construção da nova Cidade da Ordem Pública.

“Gostaria de agradecer à Prefeitura pela oportunidade de os guardas-municipais poderem ter opinado neste projeto. Sabíamos das necessidades e a administração municipal acolheu nossas demandas. Queremos cada vez mais nos qualificar. Vamos poder receber aqui guardas de outros municípios. Quem vai ganhar com tudo isso é a população”, declarou.

Fonte: O Fluminense







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.