sábado, 22 de outubro de 2011

Califórnia é o primeiro estado nos EUA a aprovar um sistema de mercado de carbono

UM IMPORTANTE PASSO A FRENTE
.
A notícia aqui reproduzida é animadora. A Califórnia é um estado de vanguarda e um dos mais influentes estados dos EUA. O que acontece por lá repercute muito em todo o país e em todo o mundo. Muitas das políticas públicas ambientais surgiram na California e hoje são adotadas em todo o mundo.
.
Mais uma vez, a Califórnia larga na frente e pode fazer com que a implementação das ações para controlar as mudanças climáticas enfim saiam da estagnação que se encontram em várias partes do mundo. O sistema foi proposto durante a gestão do governador Arnold Schwartzenegger passou um longo período em tramitação. A aprovação do sistema gerou debates acalorados, tendo de um lado ambientalistas, planejadores públicos e outros defensores das políticas de responsabilidade climática x céticos que se recusam a aceitar as evidências das mudanças climáticas e alguns segmentos empresariais e seus lobbies, que, apegados ao "business as usual", resistem em todo o mundo contra a transição para uma economia de baixo carbono.
.
Bacias Aéreas da Região Metropolitana do Rio de Janeiro.
 A experiência californiana será um bom laboratório também para o Brasil e, em particular, para o Rio de Janeiro. Há cerca de uma década, o Governo do Estado (iniciou-se na FEEMA e hoje continua avançando na SEA/INEA) vem implantando um sistema de gestão de Bacias Aéreas na Região Metropolitana do Rio de Janeiro.
.
A Bacia Aérea III - que inclui a Baixada Fluminense, com indústrias como a REDUC - e a Bacia Aérea I - Baía de Sepetiba, com empresas poluentes como a CSA -, já apresentam quadros muito preocupantes em termos de saturação de gases e particulados (poeira).
.
A Bacia Aérea IV ainda não é considerada em estado tão crítico como as citadas anteriormente, mas isso pode ser por pouco tempo, pois o COMPERJ lá estará.
.
A Bacia Aérea II, que abrange a Barra da Tijuca e Jacarepaguá, não é considerada em situação tão preocupante, mas a própria conformação do relevo (um verdadeiro anfiteatro cercado pelas escarpas dos Maciços da Tijuca e da Pedra Branco) também não tem como receber e dissipar cargas de emissões atmosféricas.
.
Portanto, a adoção de um sistema de gestão destas bacias, que inclua metas de redução de emissões, é o futuro para a solução do problema.
.
Vale lembrar que a redução dos níveis de poluição do ar foi um dos compromissos assumidos pelo Rio de Janeiro na sua candidatura olímpica para os Jogos de 2016.
.
Que mais uma vez, as modas da Califórnia repercutam!!!

Axel Grael

Manifestantes acampam em vigília nas imediações da Usina Termoelétrica de Huntington Beach. Russell Neches/CC BY 2.0

California Passes First State Cap-and-Trade Program in US
by

California has become the first state in the US to adopt a state-administered cap-and-trade program, LA Times reports. Yesterday, the California Air Resources Board voted unanimously for the carbon pricing scheme.

The plan, part of the state's climate change law AB32 mandating carbon emissions be reduced to 1990 levels by 2020, covers 85% of California's source of carbon emissions. Starting in 2013 polluters will have to either reduce emissions to the cap level or buy emission credits for the excess.

As for the impact on the rest of the nation, LA Times quotes Gary Gero of Climate Action Reserve:
If California gets it right, others will see it's possible to regulate greenhouse gas emissions while protecting its economy and while fostering a new green economy and industry. People watch what California does and do emulate it. Future cap-and-trade programs are going to pick up a lot of the design features we are implementing here. You'll see regional programs develop. They will put pressure on the federal government. It will send out ripples around the country.

We'll see about that last part...

Though the California program may be the first state-administered cap-and-trade program, regional carbon trading schemes have existed for a while, and carbon taxes have been passed in various parts of the nation at the city and county level.

Fonte: Treehugger

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.