sábado, 18 de junho de 2011

Coppe realiza seminário sobre recursos hídricos segunda, dia 20

RECURSOS HÍDRICOS E CLIMA SÃO TEMAS DE SEMINÁRIO NA COPPE/UFRJ

O Instituto Virtual Internacional de Mudanças Globais (IVIG/COPPE/UFRJ) realiza, dia 20 de junho, no Rio de Janeiro, o 1º Seminário MDL-H20: Sub-rede de Recursos Hídricos e MDL, a partir das 9h30, no auditório do Instituto. O objetivo deste encontro é dar o pontapé inicial na construção da Sub-rede de recursos hídricos e clima, vinculada à Rede Clima. Na oportunidade, serão apresentados o projeto da Sub-rede e os estudos sobre as necessidades de fortalecimento institucional e capacitação técnica, entre outros tópicos.

A proposta de criação da Sub-rede teve início com o desenvolvimento do Estudo do Potencial e de Restrições de Uso do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo nos temas de interesse da Gestão Recursos Hídricos no Brasil, criando iniciativas e apoiando ações que levem em conta os aspectos de mitigação, impactos, vulnerabilidade e adaptação, de modo a estimular a cooperação e a integração nacional entre grupos de pesquisa. Esse estudo é fruto de um convênio assinado pelo IVIG com a FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos).

O seminário será coordenado pelos professores Luiz Pinguelli Rosa e Marcos Freitas e contará com a presença de secretários estaduais e técnicos da área de Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

Rede Clima - A Rede Brasileira de Pesquisas sobre Mudanças Climáticas Globais (Rede CLIMA) foi instituída pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) no final de 2007 e tem como objetivo principal gerar e disseminar conhecimentos para que o Brasil possa responder aos desafios representados pelas causas e efeitos das mudanças climáticas globais. A economia brasileira tem expressiva base em recursos naturais renováveis, o que torna o país potencialmente vulnerável às mudanças climáticas, vulnerabilidade esta acentuada pelas disparidades regionais de desenvolvimento. A Rede CLIMA é constituída de uma Secretaria Executiva, no Instituto de Pesquisas Espaciais (INPE), e dez sub-redes temáticas, entre elas a sub-rede Mudanças Climáticas e Energias Renováveis, coordenada pelo professor Luiz Pinguelli.

Evento: 1º Seminário MDL-H20: Sub-rede de Recursos Hídricos e MDL


Data: 20/06/11
Hora: das 9h30 às 17h
Local: auditório do IVIG
Endereço: Av. Pedro Calmon, s/nº, prédio anexo ao Centro de Tecnologia da Cidade Universitária na Ilha do Fundão.

-------------------------
Fonte: Velassessoria - relações com a imprensa
Mariane Thamsten - (21) 8227-6713

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.