terça-feira, 19 de outubro de 2010

Conheça as respostas de Dilma e Serra aos pontos programáticos encaminhados por Marina e pelo PV

Você está em dúvidas sobre em quem votar no segundo turno?

Veja no Blog do Sirkis a resposta das equipes de Dilma e de Serra aos pontos programáticos encaminhados por Marina Silva e pelo PV, em busca do compromisso destas candidaturas com uma agenda sustentável e para uma economia de baixo carbono.

É preocupante verificar que, de acordo com as respostas, as duas candidaturas mostram-se titubeantes sobre estes temas e resistentes a compromissos quanto a uma matriz energética mais limpa e a uma moratória a novas usinas nucleares e a carvão. Ambos se dizem preocupados com a questão climática mas se recusam a tomar medidas que levariam o Brasil a uma economia de baixo carbono. Isso depois de Dilma "chefiar" a delegação brasileira na Conferência do Clima em Copenhague e de Serra anunciar um "pacote climático" no governo de São Paulo. Então recoonhecem que era puro marketing eleitoral?

Também quanto ao Código Florestal, assumem alguns compromissos, mas deixam claro o desconforto sobre o tema. Seria por causa dos compromissos já assumidos com os ruralistas?

Como Sirkis registrou, independente do conteúdo, a resposta da equipe de Serra foi a mais displicente: uma resposta "nas coxas!" Não se preocuparam sequer em se aprofundar nos temas ou a responder todos os tópicos.

Lamento, mas se você tinha dúvidas quanto ao compromisso ambiental dos dois candidatos, a julgar pelas repostas, provavelmente as suas dúvidas continuarão...

Veja também a resposta que Marina Silva deu em uma brilhante carta escrita a Serra e Dilma.

---
E MAIS...

Como eu já me manifestei, lamento que outros dois temas importantes, que não foram incluídos dentre os temas programáticos pelo PV, para a manifestação dos candidatos. São eles:
  1. POLÍTICA ESPORTIVA: quais os compromissos com a transparência nos investimentos públicos para a Copa de 2014 e a Rio 2016? Quais as garantias de que os dois eventos gerarão um legado social compatível com a dimensão e a importância dos eventos?
  2. RESPEITO À LEGISLAÇÃO AMBIENTAL: nos últimos meses, as autoridades e órgãos ambientais foram desrespeitados sistematicamente pelo presidente Lula, que usando metáforas de bagres e pererecas e até termos chulos, fez chacota sobre o licenciamento ambiental e todos os servidores que atuam nestes órgãos, pressionando-os pela negligência na análise dos projetos de interesse do governo. Qual o compromisso que os candidatos têm de fortalecer e respeitar os órgãos e a legislação ambiental?
Infelizmente, os dois temas continuam ausentes dos debates da atual campanha eleitoral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.