sábado, 26 de setembro de 2009

Vela Social cresce no Brasil


Cresce cada vez mais o número de programas educativos e sociais desenvolvidos em torno das atividades náuticas e o Projeto Grael tem incentivado essas propostas. Nessa semana, recebemos mensagem de Jamie Stuart Granger, de Cumuruxatiba, litoral da Bahia, nos informando sobre o Projeto Vela Cumuru, uma bela iniciativa de ensinar os jovens do local a velejar. Para isso, Jamie, que é um conhecido fotógrafo inglês e radicado no Brasil, construiu seis barcos da classe Optimist de madeira, junto com os seus alunos. Conforme pode-se verificar na foto, as velas são improvisadas com lonas plásticas, mostrando que, com criatividade, o esporte pode ser praticado com essa finalidade e a baixos custos. Jamie virá a Niterói conhecer o Projeto Grael. Outra iniciativa semelhante é desenvolvida pela Associação de Escoteiros do Mar do Distrito Federal (AEMARDF), de Brasília. Seu responsável, comodoro Ulisses José Neto, estará no Projeto Grael, em treinamento, durante a próxima semana. Nesse ano, com a ajuda da UK Sports, já capacitamos também interessados em promover a vela educativa e social de estados do nordeste. Além disso, o Projeto Grael está implantando ou preparando-se para implantar unidades em oito cidades do Brasil, num total de 11 unidades, que se somarão à unidade já existentes em Niterói (RJ) e Maricá (RJ). As novas unidades serão em:

  • Três Marias (MG), em parceria com a CEMIG, a Prefeitura de Três Marias e ONGs locais.

  • Rio Grande (RS), em parceria com empresas, universidade e instituições locais.

  • Ribeirão das Lajes, em Piraí (RJ), em parceria com a Light

  • Santa Branca (SP), também em parceria com a Light.

  • Rio de Janeiro (RJ), serão três unidades em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes.

  • Salvador (BA), em parceria com a Federação de vela do Estado e o Governo do Estado

  • Maricá (RJ), uma nova unidade se somará à já existe no Boqueirão (Lagoa de Maricá), em parceria com as Secretarias Municipais de Meio Ambiente e de Educação.
  • Guarujá (SP), em parceria com Agência Costeira, com a Prefeitura, com a Unisantos e organizações locais.

Baseado em nota na Coluna Rumo Náutico, de Axel Grael. Jornal O Fluminense, 26/09/09

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.